Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

Ciências Sociais – Licenciatura

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Grau
Licenciado em Ciências Sociais

Turno
Noturno

Perfil do Profissional
O Curso de Ciências Sociais – Habilitação Licenciatura – propõe a formação de um profissional com o seguinte perfil: capacidade de operar com teorias, conceitos e métodos próprios das Ciências Sociais, utilizando seus conhecimentos para melhor compreensão de seu contexto social e aprimoramento de sua prática profissional; habilidades didático-pedagógicas e domínio dos conteúdos básicos para o exercício do Magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio; capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade social que o habilitem para a mediação/intervenção em processos sociais, culturais, políticos e pedagógicos; capacidade de operar novos recursos informacionais como meios de enriquecimento intelectual e didático, propiciando ambientes e situações educativas mais adequadas e promissoras à formação dos estudantes do Ensino Médio; cidadania ativa e compromisso com a justiça, a diversidade e a inclusão.

Objetivo do Curso
Permitir uma formação teórico-metodológica e didático-pedagógica sólidas, capazes de conduzir o estudante a uma reflexão ética e crítica sobre a sociedade contemporânea, o aprimoramento do exercício da cidadania e da docência. Integrar o ensino, a pesquisa e extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao estudante uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com sua prática profissional; proporcionar o domínio de metodologias e de conteúdos básicos para o exercício do Magistério – Ensino da Sociologia no Ensino Médio.

Campos de Atuação
Escolas públicas e privadas de ensino fundamental, médio e superior.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica