Catálogo dos Cursos de Graduação (2023)

Ciências Sociais – Bacharelado

Criação
Resolução n.º 100, de 25.05.72

Grau
Bacharel em Ciências Sociais

Turno
Matutino

Perfil do Profissional
Propõe-se a formação de um profissional (auto)reflexivo e comprometido, ética e socialmente, com a busca do conhecimento científico e o enfrentamento dos desafios do mundo contemporâneo. O Curso de Bacharelado em Ciências Sociais contribui com a formação de profissionais com as seguintes características: autonomia, capacidade analítica e crítica na análise dos fenômenos sociais; comprometimento com o enfrentamento das diversas formas de discriminação e desigualdade; atenção às relações de alteridade e de poder presentes nas culturas, instituições e sociabilidades de diferentes classes e grupos sociais; criatividade e inovação nas pesquisas acadêmicas e aplicadas; responsabilidade no atendimento das demandas da sociedade, articulando conhecimentos e saberes distintos.

Objetivo do Curso
Oferecer sólida formação teórico-metodológica que, voltada para a pesquisa e para o exercício profissional, seja capaz de conduzir o aluno a uma reflexão crítica sobre a sociedade e, ao mesmo tempo, esteja aliada ao comprometimento com as questões sociais, culturais e políticas. Integrar o ensino, a pesquisa e extensão como momentos de um mesmo processo de construção do conhecimento; propiciar ao aluno uma formação integrada das áreas e subáreas das Ciências Sociais; garantir, na formação do estudante, o compromisso ético e social com a sua prática profissional.

Campos de Atuação
Empresas públicas e privadas, instituições de pesquisa e, após cursar pós-graduação, o exercício da docência no ensino superior. A profissão está regulamentada pela Lei n.º 6.888, de 10.02.80 e Decreto n.º 89.531, de 05.04.84.

Sistema Acadêmico
Matrícula por Atividade Acadêmica