Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudante)


Apresentação

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

Enade a partir de 2009 passa a ser universal, todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados deverão realizar a prova e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC.

Componente curricular obrigatório/obrigatoriedade da participação do estudante no ENADE

Tendo em vista o disposto no §5º, artigo 5º da Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, o Enade é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação, sendo inscrita no histórico escolar do estudante a sua participação regular com relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pela Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

Portanto, caso o estudante seja selecionado para fazer o exame do Enade, sua participação é obrigatória. No caso de ausência, o estudante não poderá colar grau nem receber o diploma.

Características da prova

É aplicada, como prova única, a ingressantes e concluintes;

É construída com base no perfil do curso;

É aplicada a cada ano a estudantes de diferentes grupos de área;

É elaborada, aplicada e corrigida por instituições, contratadas pelo INEP, por meio de processo licitatório.

Partes da prova

Formação Geral:  10 (dez) questões, sendo 2 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

Específico da área: 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos.

O que é avaliado

O desempenho com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares das áreas;

O desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento profissional e à formação geral.