3º Festival das Diversidades abre inscrições para interessados em compor programação
PROEX
atualizado 7 horas atrás
Atividades priorizam expositores e grupos pertencentes a segmentos historicamente marginalizados
Franciele Rodrigues*
Nesta sexta-feira (13), o 3º Festival das Diversidades, evento organizado pela produtora cultural Kapanga Criativa e o programa de extensão da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Práxis Itinerante, abre as inscrições gratuitas para aquelas e aqueles que desejam expor seus trabalhos.

Podem participar artistas, grupos culturais, pesquisadores e feirantes cujas produções dialoguem com os seguintes eixos: artes da cena, música, artes visuais, educação, ciência, direitos humanos, economia criativa e solidária.
Tiago Daniel, ator, produtor cultural, diretor da Kapanga Criativa e do Festival das Diversidades, salienta que a programação composta a partir do chamamento, priorizará a valorização de grupos historicamente marginalizados como pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+, com deficiência, povos e comunidades tradicionais.
“O Festival das Diversidades parte do entendimento de que a cultura deve ser o principal campo de disputa pelos corpos marginalizados. Acreditamos não apenas no direito ao acesso aos equipamentos disponíveis, mas na importância da ocupação, reestruturação e criação de espaços seguros para nossos corpos, fortalecendo produções que expressam experiências, saberes e estéticas frequentemente invisibilizadas”, afirma.
De acordo com ele, a intenção é desconstruir a ideia de que conhecimento, arte e cultura são produzidos apenas em espaços institucionais, ainda restritos à minoria da população. A democratização da cultura e da ciência, em suas múltiplas manifestações e áreas, é uma das principais finalidades do Festival, cujas atividades ocorrem entre março e agosto, em diferentes municípios do Paraná.
“Mais do que representatividade, trata-se de redistribuir oportunidades, fortalecer redes comunitárias e afirmar a cultura como prática de resistência, produção de conhecimento e transformação social. Queremos relembrar e reforçar a ideia de que não se produz ciência só nos ambientes socialmente elaborados como guardiões de tal sabedoria. Ciência se faz na rua, com afeto, encontro arte e corpos vivos”, adverte.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível aqui. No documento, é preciso informar dados como eixo e categoria da proposta; descrição detalhada da atividade; necessidades técnicas e estruturais; autodeclaração de pertencimento ao público prioritário (quando aplicável). Também é desejável o envio de portfólio com fotos, vídeos, entre outros materiais.
As propostas submetidas serão avaliadas por uma comissão curatorial formada por integrantes da organização do Festival e convidados. A análise considerará os seguintes critérios: alinhamento com os objetivos e diretrizes do Festival; diversidade de representações e pertencimento ao público prioritário; relevância artística, cultural, social e política; viabilidade técnica e orçamentária; contribuição para a descentralização cultural no Paraná.
“A terceira edição do Festival das Diversidades marca um momento histórico para a cultura londrinense: o impulsionamento de mais um festival cultural em Londrina, sobretudo, que se dedica a visibilizar corpos marginalizados e ocupar espaços de fomento à ciência popular e periférica. Nossa programação é extensa e abarca atividades de diferentes eixos, isso não se constrói apenas com o orçamento e projeto do festival. Isso se constrói com luta coletiva, apoio, sonho e esperança de tomar o espaço que nos pertence”, compartilha Tiago.
Os resultados serão divulgados conforme cronograma por meio do site e Instagram do evento.
“Convido todes artistas, coletivos, pesquisadores, educadores e feirantes de Londrina e região a integrarem este movimento. Se sua proposta dialoga com a diversidade, com os territórios e com a democratização da cultura, este espaço é para você. Entre em contato com o Festival pelos meios oficiais disponíveis em nossas redes. Venha construir conosco um festival plural, gratuito, descentralizado e comprometido com a valorização das múltiplas vozes que compõem a cultura do nosso estado”, convoca.
Neste ano, o Festival das Diversidades integra o Programa Paraná Festivais. A ação foi selecionada em edital lançado pela Hotmilk, startup da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) em conjunto com a Secretaria Estadual de Cultura e Ministério da Cultura. A proposta foi a única escolhida pela categoria “Pinha” em Londrina (saiba mais aqui).

Trajetória
Durante sua trajetória, o Festival das Diversidades passou por significativas mudanças. Inicialmente, era um evento da semana de recepção dos ingressantes da UEL através de manifestações artísticas compartilhadas, conhecido como Sarau de Sociais. A atividade era organizada por estudantes de Ciências Sociais e realizada no Bar Valentino. Em 2018, quando o Práxis Itinerante foi criado, o evento foi incorporado em suas ações e em 2024, se transformou no Festival das Diversidades.
Renovado, em março e agosto de 2024 aconteceram as duas primeiras edições do Festival das Diversidades no Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. A programação contou com expressões artísticas, shows de música, teatro, poesia, exposições de arte e rodas de conversa.
Além das atrações, o Festival das Diversidades também mudou seus objetivos, buscando promover a celebração das diversidades e pluralidades: “Nós tínhamos artistas pretos, transexuais e majoritariamente não cis-heteronormativos e na terceira edição isso se mantém, mas a longa escala”, conta Tiago.
Para a terceira e maior edição do Festival, as mudanças acontecem em relação ao seu alcance. “O objetivo continua sendo discutir as diversidades e o suporte financeiro do Paraná Festivais possibilita ampliar a visibilidade dos artistas e da cultura”, finaliza.
*Jornalista, coordenadora de comunicação 3º Festival das Diversidades