Operação Rondon: Estudantes impulsionam mudanças em cidades do Estado

PROEX


atualizado 2 meses atrás


O Perobal

Um grupo de 19 estudantes da Universidade Estadual de Londrina participou, na tarde desta terça- feira (23), da entrega de certificados de participação na Operação Rondon Paraná 2024. A UEL integrou a atividade junto das outras seis Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, que dedicaram-se a atuar, em projetos de Extensão, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os estudantes da UEL, no caso, atuaram nos municípios de Turvo e Santa Maria do Oeste. A coordenação-geral das instituições neste ano ficou por conta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O professor Paulo Liboni, coordenador institucional da Operação Rondon na UEL e diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedadee (Proex) da UEL, explica o propósito da Operação Rondon. “Nos municípios onde a UEL esteve presente, nossos professores, estudantes e pós-graduandos conduziram oficinas com o objetivo de transformar vidas. É um exercício de cidadania e escuta ativa, fundamental para os rondonistas entenderem as demandas e necessidades locais. A Operação Rondon não consiste em impor soluções preestabelecidas, mas, sim, em ouvir ativamente as comunidades, líderes locais, prefeituras e secretarias. A partir disso, então, elaborar um cronograma de ações que de fato modifique a vida dessas pessoas.”

Durante duas semanas, os participantes realizaram um total de 878 ações abrangendo cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia. A edição deste ano foi concluída no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, beneficiando mais de 40 mil pessoas em 11 municípios.

Estudante Marcos Akira recebe certificado das mãos da reitora da UEL, Marta Favaro (Fotos: Agência UEL).

Os rondonistas atuaram de maneira voluntária e sem remuneração, destacando-se pelo compromisso cívico e responsabilidade social. Marcos Akira, doutorando de Ciências Biológicas pela UEL, compartilhou sua experiência. “Participar do Rondon foi muito bom. A gente vai numa ideia de ensinar, partilhar, mas é mais transformado, que acaba doando também. Então, a experiência de transformação é experimentada de forma pessoal e profissional. Você vê as realidades de perto da comunidade, as realidades do seu estado, do seu país, e também te desperta para olhar para a própria cidade que você mora e tentar ajudar de alguma forma, atuando nas comunidades, de forma a considerar o saber do outro”, completou o estudante.

Ele continua refletindo sobre como essa experiência contribui para sua formação. “Às vezes a gente pensa que tem a resposta pronta porque estuda bastante, pesquisa um tema muito específico e vai levar isso de forma que vai ser a verdade, mas não. Eu acho que essa resposta é construída junto da comunidade e isso transforma também o jeito que vamos encarar nossa vida em cada processo que a gente vai realizar, seja ele dentro da universidade ou fora”, complementou.

Estudantes foram recebidos com certificados pela reitora da UEL, Marta Favaro, e pela pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade (Fotos: Agência UEL).

A Operação

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná é realizada anualmente em diferentes regiões do estado. Neste ano, as atividades focaram no Centro-Sul paranaense, abrangendo municípios como Boa Ventura de São Roque, Cantagalo e Pitanga.

Com um total de 222 alunos de graduação, 50 professores e uma logística complexa de apoio, a operação não apenas beneficiou as comunidades locais, mas também enriqueceu a formação acadêmica dos participantes. “É uma operação que demanda uma carga horária muito grande, que tem um trabalho logístico muito grande, mas que de fato transforma a realidade das pessoas e principalmente torna os nossos acadêmicos, os nossos professores e a nossa equipe em seres humanos melhores, porque a gente tem a oportunidade de ir a campo e de fato vivenciar tudo aquilo que a gente teoriza em sala de aula na prática, nos transformando”, complementou o coordenador da Operação Rondon na UEL, Paulo Liboni.

Paulo Liboni, coordenador da UEL na Operação Rondon PR. Ação dos estudantes modificou vidas em comunidades com baixo IDH no Estado.
Leia também

Café Intercultural dia internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. 25/07

Programação Mostra: Mulheres na Arte: homenagem ao dia internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.Local: Réplica da CapelaHorário:16h00 Roda de conversa: “Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem-Viver” -Ana Beatriz Francisco de Melo e Yara Odara Oliveira Andrade – PSICOLOGIA/SEBEC.Local: Réplica da CapelaHorário: 16h00 Mulheres que inspiram: Apresentação sobre a escritora jamaicana Louise Bennett-Coverley por […]


UEL prepara eventos e ações de recepção aos ingressantes do ano letivo 2024 

Agência UEL de notícias O ano letivo de 2024 terá início nesta segunda-feira (17) para mais de 12,6 mil estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina. Contando com 2,8 mil ingressantes por meio dos processos seletivos Vestibular e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a comunidade universitária da UEL será acolhida pela administração com uma série […]


ALTERAÇÃO DO CRONOGRAMA 42º SEURS

Em decorrência da situação climática, geográfica e de infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul e da cidade de Porto Alegre, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior do Sul do Brasil (FORPROEXSUL), temporariamente, cancelou os períodos e o local, anteriormente agendados pela organização do SEURS, a Universidade Federal […]


Torneio Beira Morto de Futebol Suíço está com inscrições abertas até segunda (27)

Neste mês de junho, a bola vai rolar para professores e servidores técnicos da UEL. Estão abertas as inscrições para mais uma edição do tradicional Torneio Beira Morto de Futebol Suiço, que reúne os funcionários da Universidade para a prática do esporte amador. As equipes podem se inscrever junto à Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e […]