RONDON PARANÁ
A Operação Rondon Paraná 2023 aconteceu entre os dias 10 a 22 de outubro foi encerrada após dez dias de atividades extensionistas, que atenderam quase 15 mil pessoas de sete municípios paranaenses. Ao todo, participaram 150 estudantes voluntários e 28 professores das sete universidades estaduais, que reuniram alunos de graduação e pós-graduação de 27 cursos de diversas áreas de conhecimento.
A equipe da UEL, composta por dez alunos e dois professores, promoveu ações em Guaratuba, no litoral do estado. A equipe foi responsável por oficinas direcionadas para as populações vulneráveis sobre temas relacionadas à produção de alimentos, artesanato, varejo, comunicação, marketing e meio ambiente.
Semelhante ao Projeto Rondon, do Governo Federal e coordenado pelo Ministério da Defesa, a versão paranaense tem como objetivo complementar a formação profissional dos universitários, com foco em temas da atualidade, como responsabilidade social e sustentabilidade. A intenção é atuar em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado, com ações extensionistas para melhorar a qualidade de vida da população das regiões.