Eventos Institucionais

Por-Extenso

É um evento que abrange o Encontro Anual de Extensão Universitária e o Simpósio de Extensão da UEL, sendo realizações da Universidade Estadual de Londrina, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade – PROEX, em parceria com a Fundação Araucária.

Os eventos visam propiciar espaços de integração da comunidade acadêmica e sociedade, e, sobretudo, de intercâmbio de experiências e práticas no âmbito da extensão universitária.

A programação envolve uma conferência de abertura e apresentações de trabalho dos bolsistas e dos participantes de projetos e programas de extensão com foco na disseminação dos principais resultados das ações extensionistas da UEL e de outras Instituições de Ensino Superior participantes. Tem como objetivo colaborar com as reflexões acerca dos desafios e das práticas de extensão nas Instituições de Ensino Superior.

Feirinha da Cidadania

Espaço de ensino no qual a cidadania é ensinada e vivenciada por meio da exposição de produtos de grupos sociais participantes dos Projetos e Programas de Extensão da UEL e ao Centro Público de Economia Solidária. Este “espaço” denominado “FEIRINHA DA CIDADANIA”, também oportunizará aos visitantes apreciar espetáculos teatrais, de dança e música, garantindo acesso gratuito ao lazer e à cultura. Tem ocorrido, quinzenalmente, ao longo do ano letivo, nas quintas-feiras. São segmentos de produção orgânica, do artesanato, da confecção e de inovações tecnológicas, que ofereçam produtos de qualidade com diversidade e respeito ao meio ambiente. A Feirinha possui regulamento e calendário próprios.

Participação na Via Rural Smart Farm – ExpoLondrina

A Via Rural Smart Farm é o conjunto de métodos de extensão rural e se organiza no período de realização da EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA E INDUSTRIAL DE LONDRINA, ocupando 11 mil metros quadrados do Parque de Exposições Governador Ney Braga. Por meio de unidades expositivas inteligentes a VIA RURAL busca fomentar a inovação e as boas práticas agrícolas em que organizações públicas e privadas se encontrarão em plena interatividade com o público, cuja visitação estimada é de 240.000 pessoas. Há também o público que recebe informações via meios de comunicação (internet via sites e redes sociais, rádio, TV etc.), podendo alcançar cerca de 50 milhões de pessoas, de acordo com a Sociedade Rural do Paraná. Vale ressaltar que a VIA RURAL recebe visitantes do município de Londrina e região e parceiros da Agricultura e Agroindústrias Familiares e Empreendimentos de Turismo Rural, com a previsão de público de 8 mil participantes vinculados ao AGRO, além de 25 mil visitantes de escolas públicas e privadas e programas de inclusão social em programações técnicas.
Com o propósito de incrementar melhorias na geração de renda e empregos, na dinamização das economias locais, no ambiente, no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida no campo, a VIA RURAL oportuniza ações e objetivos de parceiros, promotores e realizadores, atraindo visitantes e contribuindo na formação técnica do público rural em um movimento integrado entre o campo e a cidade no EXPO LONDRINA.

Calçadão da Extensão e da Cultura da UEL

Calçadão da Extensão e da Cultura da UEL é realizada 2 (duas) vezes ao ano no Calçadão de Londrina, em frente ao Cine Teatro Ouro Verde. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e reúne uma série projetos, programas e serviços desenvolvidos pela Universidade, além de divulgar ações culturais e serviços prestados à comunidade.