Operação Rondon: Estudantes impulsionam mudanças em cidades do Estado

PROEX


atualizado 1 ano atrás


O Perobal

Um grupo de 19 estudantes da Universidade Estadual de Londrina participou, na tarde desta terça- feira (23), da entrega de certificados de participação na Operação Rondon Paraná 2024. A UEL integrou a atividade junto das outras seis Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) do Paraná, que dedicaram-se a atuar, em projetos de Extensão, em cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os estudantes da UEL, no caso, atuaram nos municípios de Turvo e Santa Maria do Oeste. A coordenação-geral das instituições neste ano ficou por conta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).

O professor Paulo Liboni, coordenador institucional da Operação Rondon na UEL e diretor de Programas, Projetos e Iniciação Extensionista da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedadee (Proex) da UEL, explica o propósito da Operação Rondon. “Nos municípios onde a UEL esteve presente, nossos professores, estudantes e pós-graduandos conduziram oficinas com o objetivo de transformar vidas. É um exercício de cidadania e escuta ativa, fundamental para os rondonistas entenderem as demandas e necessidades locais. A Operação Rondon não consiste em impor soluções preestabelecidas, mas, sim, em ouvir ativamente as comunidades, líderes locais, prefeituras e secretarias. A partir disso, então, elaborar um cronograma de ações que de fato modifique a vida dessas pessoas.”

Durante duas semanas, os participantes realizaram um total de 878 ações abrangendo cultura, direitos humanos, educação, inclusão social, meio ambiente, saúde e tecnologia. A edição deste ano foi concluída no Campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, beneficiando mais de 40 mil pessoas em 11 municípios.

Estudante Marcos Akira recebe certificado das mãos da reitora da UEL, Marta Favaro (Fotos: Agência UEL).

Os rondonistas atuaram de maneira voluntária e sem remuneração, destacando-se pelo compromisso cívico e responsabilidade social. Marcos Akira, doutorando de Ciências Biológicas pela UEL, compartilhou sua experiência. “Participar do Rondon foi muito bom. A gente vai numa ideia de ensinar, partilhar, mas é mais transformado, que acaba doando também. Então, a experiência de transformação é experimentada de forma pessoal e profissional. Você vê as realidades de perto da comunidade, as realidades do seu estado, do seu país, e também te desperta para olhar para a própria cidade que você mora e tentar ajudar de alguma forma, atuando nas comunidades, de forma a considerar o saber do outro”, completou o estudante.

Ele continua refletindo sobre como essa experiência contribui para sua formação. “Às vezes a gente pensa que tem a resposta pronta porque estuda bastante, pesquisa um tema muito específico e vai levar isso de forma que vai ser a verdade, mas não. Eu acho que essa resposta é construída junto da comunidade e isso transforma também o jeito que vamos encarar nossa vida em cada processo que a gente vai realizar, seja ele dentro da universidade ou fora”, complementou.

Estudantes foram recebidos com certificados pela reitora da UEL, Marta Favaro, e pela pró-reitora de Extensão, Zilda Andrade (Fotos: Agência UEL).

A Operação

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná é realizada anualmente em diferentes regiões do estado. Neste ano, as atividades focaram no Centro-Sul paranaense, abrangendo municípios como Boa Ventura de São Roque, Cantagalo e Pitanga.

Com um total de 222 alunos de graduação, 50 professores e uma logística complexa de apoio, a operação não apenas beneficiou as comunidades locais, mas também enriqueceu a formação acadêmica dos participantes. “É uma operação que demanda uma carga horária muito grande, que tem um trabalho logístico muito grande, mas que de fato transforma a realidade das pessoas e principalmente torna os nossos acadêmicos, os nossos professores e a nossa equipe em seres humanos melhores, porque a gente tem a oportunidade de ir a campo e de fato vivenciar tudo aquilo que a gente teoriza em sala de aula na prática, nos transformando”, complementou o coordenador da Operação Rondon na UEL, Paulo Liboni.

Paulo Liboni, coordenador da UEL na Operação Rondon PR. Ação dos estudantes modificou vidas em comunidades com baixo IDH no Estado.
Leia também

Ações extensionistas de saúde oferecem atendimento à comunidade no Dia do Calçadão 

Humanização com o Hospital Lúdico, prevenção ao câncer de mama e jogos cognitivos estavam à disposição do público Leiliani de Castro* Neste sábado (9) a UEL somou forças ao Dia do Calçadão, levando atendimentos gratuitos à comunidade. Mobilizando o Hospital Universitário com o Espaço Saúde, a universidade marcou presença no evento com três tendas, levando […]


Com mediação do Práxis Itinerante, Projeto OCAS desenvolve planos arquitetônicos para o assentamento Eli Vive 

Demanda surgiu em diálogo anterior com o Programa de Extensão Práxis Itinerante; mais de 500 famílias serão beneficiadas Leiliani de Castro* A 50 km de Londrina, no distrito de Lerroville (PR), está o assentamento Eli Vive, homologado há 16 anos. O Plano de Desenvolvimento do Assentamento (PDA) prevê melhorias para o coletivo, o qual dispõe […]


Em vídeo no Instagram, Proex tira dúvidas sobre a Feira de Profissões 

Leiliani de Castro Proex UEL  Acontece nesta terça-feira (1), a 13ª Feira das Profissões da Universidade Estadual de Londrina, no Campus da UEL. É o momento em que a comunidade universitária se abre ao público para apresentar os cursos de graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Sociedade […]


Proex celebra Dia do Vestibulando com dicas do CEPV e do cursinho Práxis Itinerante 

Foto: Elissa Gebauer Em 24 de maio é reconhecido e comemorado o esforço de quem está prestando vestibular  Leiliani de CastroProex UEL Em vídeo divulgado no Instagram da Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Sociedade, a Proex, estudantes do Curso Especial Pré-Vestibular da UEL, o CEPV, compartilham dicas de estudos, celebrando este dia importante para a […]