O Planetário

O Projeto Planetário de Londrina, é um projeto de Extensão da Universidade Estadual de Londrina, e foi inicialmente idealizado pelos professores Cleiton Joni Benetti Lattari e Rute Helena Trevisan.

Ele faz parte do Museu de Ciência e Tecnologia da UEL, que é constituído por três grandes setores: o Centro de Ciências, o Observatório e o Planetário, cuja implantação foi realizada mediante convênio firmado entre Vitae, Universidade Estadual de Londrina e Itedes, em 15 de dezembro de 2003, sob coordenação do Prof. Dr. Sérgio Mello de Arruda.

Seu prédio foi construído no centro da cidade de Londrina, pela Prefeitura Municipal de Londrina, em 1992, passando por uma reforma em 2005. Trata-se de uma construção de alvenaria, com 232 metros quadrados e diâmetro de 6 m; teto abobadado, com 6,10 m de altura. A sala de projeção tem 8 metros de diâmetro e capacidade para 43 expectadores por sessão.

O Planetário de Londrina foi inaugurado no dia 01 de junho de 2007, às 10:00 Hrs da manhã. Destacamos a presença do Prefeito de Londrina Sr. Nedson Micheleti, o Vice-Governador do Estado o Sr. Orlando Pessutti, o Reitor da UEL o Sr. Wilmar Marçal, vários outros convidados especiais e o público em geral. Após a cerimônia e o descerramento da placa inaugural, os convidados puderam assistir uma pequena sessão preparada especialmente para esta data e ainda conhecer as instalações do planetário.

O projetor de estrelas do Planetário de Londrina, é um modelo BS 3200a, fabricado pela Gambato – Costruzione per Astronomia. É um projetor ôptico-mecânico que simula o céu visível de qualquer ponto sobre a superfície da Terra e em qualquer data, com precisão. É um espaço de experiências que reúnem não apenas o conhecimento já adquirido, mas que despertam para o novo e nos colocam frente a frente com o Universo.