DONA VILMA

NEAB


atualizado 2 anos atrás


Dona Vilma - Yá Mukumby e uma vida de dedicação...

A militância cotidiana, sua principal característica, foi reconhecida em diferentes espaços sociais. Seu corpo, força, inteligência e todo seu ser foram dedicados à luta contra o racismo. A busca de dignidade e de reconhecimento para a população negra a absorveu até o último dia de sua vida. Mãe, artista, militante do movimento negro, destacada liderança religiosa, sábia inconteste, privilegiou a cidade de Londrina dedicando-lhe a vida. Sua luta é a luta de todos os negros que procuram respeito e dignidade neste país. 

Seu ser foi de acolhimento. Possuidora de uma sensibilidade inigualável, era capaz de reconhecer a bondade, mas também as contradições humanas. Sua voz envolvia a alma e tocava profundamente os corações. Em sua trajetória de vida, com sabedoria, se utilizou de diferentes estratégias para sua luta, a educação foi uma das principais. Sua atuação pela presença negra na universidade, ficou registrada na história das cotas na Universidade Estadual de Londrina.

Dona Vilma acreditava na pessoa humana. Essa foi sua principal característica. Em todas as instâncias sociais, em todo lugar, a todo momento sua vida expressou a coerência dos seus ideais na prática cotidiana desde a mais tenra idade. Seu olhar que perscrutava profundamente o ser humano, voltava-se para aquela ou aquele que mais sofria. Ela acolhia a todas as pessoas, pobres, ricas, negras, brancas…

Dona Vilma permanece viva, dentro de cada um de nós, eternizada nos corações guerreiros.

Livro- Dona Vilma
Cultura Negra Como Expressão de Luta e Vida