Professores Colaboradores

NEAB


atualizado 8 horas atrás


Professores Colaboradores Do Núcleo De Estudos Afro-Brasileiros

Andrea Pires Rocha

Assistente Social na execução de medidas socioeducativas em meio fechado (FEBEM/SP – 2002) e em meio aberto na Prefeitura Municipal de Maringá/PR, depois com famílias. Fiz mestrado em Educação pela UEM – Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutorado em Serviço Social pela UNESP – Universidade Estadual Paulista campus Franca (2012) e desenvolvi o “sanduíche” no período de seis meses em Madrid – Espanha, na UCM – Universidade Complutense de Madrid, com bolsa CAPES/Fundação Carolina (2011). Fiz estágio de Pós Doutorado no Programa de Pós Graduação da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Desde 2004 sou docente da UEL – Universidade Estadual de Londrina no Departamento de Serviço Social, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social. Tenho experiências profissionais e acadêmicas nas áreas que envolvem direitos da criança e do adolescente, em especial a questão das medidas socioeducativas.

Projeto:

E-mail: andrearocha@uel.br


Angela Maria de Sousa Lima

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Mestra em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Sociologia para o Ensino Médio e Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fez estágio de pós-doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão em Educação. Foi coordenadora do Prodocência (CAPES/UEL). Ocupou o cargo de Pró-reitora de Graduação da UEL/PR e foi coordenadora do PPGSOC/UEL. Atua na Área de Metodologia e Prática de Ensino de Sociologia, no Curso de Graduação em Ciências Sociais; no Curso de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado em Sociologia) PPGSOC/UEL, na linha de Pesquisa: Desigualdades, Cidadania e Cultura; no Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UEL) e no Curso de Especialização em Ensino de Sociologia da UEL. É colaboradora no LENPES/UEL (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão de Sociologia) e no GEDUC/UEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Básica e Superior). É professora associada do Departamento de Ciências Sociais e Supervisora de Estágio Curricular de Sociologia na UEL. Participa do FOPE (Fórum Permanente dos Cursos de Licenciaturas da UEL), do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros), coordena o NDE/C.Sociais (Núcleo Docente Estruturante) e o LAB-ESCREVIVÊNCIAS (Laboratório de Escrevivências Socioantropológicas e Educacionais). Atualmente ocupa a função de Diretora do SEBEC/UEL (Serviço de Bem-estar à Comunidade).

Projeto:

E-mail: angellamaria@uel.br

Flavia Fernandes de Carvalhaes

Escritora de Cartas. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC (2015), mestre em Psicologia Social pela Universidade Estadual Paulista/UNESP (2008) e graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina/UEL (2003). Docente Adjunta A do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na linha de pesquisa “Psicologia Social e Processos Institucionais”. Co-coordenadora do Projeto de Pesquisa e Extensão Entretons, participa como docente colaboradora no Projeto de Pesquisa “O racismo nosso de cada dia: paradoxos de uma sociedade que se declara democrática”. Integrante dos Grupos de Pesquisa Grieta e PsiCUqueer – Coletivos, Psicologias e Culturas Queer da UNESP/ASSIS, do GT da ANPEPP – Psicologia, Política e Sexualidades, da Comissão Étnico-racial do CRP 08 – Sub-sede Londrina e da Comissão Universidade para os indígenas – CUIA da UEL. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Institucional, interessando-se pela pesquisa nas seguintes temáticas: Processos de Subjetivação no Contemporâneo; Epistemologias Feministas e Teoria Queer; Estudos Decoloniais. 

Projeto:

E-mail: fcarvalhaes@uel.br

Jairo Queiroz Pacheco

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1988 – Licenciatura Plena), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2019). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina – UEL, da área de História Moderna e Contemporânea.

Projeto:

E-mail: jairo@uel.br

Jamile Carla Baptista


Professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina e Assessora de Articulação das Ações Afirmativas da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual de Londrina. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais na UNESP/Marília. Mestre em Ciências Sociais-UEL, graduada em Ciências Sociais-UEL. Coordenadora do PROPE – Programa de Apoio à Permanência do Estudante da UEL. É integrante do projeto de extensão: O Direito ao Acesso a Universidade Estadual de Londrina: Divulgação, Incentivo e Inclusão de Estudantes de Escolas Públicas ao Ensino Superior por meio de Ações Afirmativas. Possui produção bibliográfica em publicações voltadas a Lei 10.639/03 e 11.645/08 e religiosidades de matriz africana.

Projeto:

E-mail: jamilebaptista@uel.br

Jefferson Olivatto da Silva

Graduação em Psicologia – Bach. e Formação de Psicólogo (UNESP/Assis – 2000), graduação em Filosofia Licenciatura (USC-Bauru – 1999), Mestrado em Educação (UNESP/Marília Filho – 2003) e Doutorado em Ciências Sociais (UNESP/Marília -2012). Realizou estágio Pós-Doutorado em História (UFPR 2013-2014) sobre Saúde na África e o comportamento social e Pós-doutorado em Educação (UFPR – 2017-2018) sobre processos educativos universitários e aprendizagem comunitária negra.Docente da Universidade Estadual de Londrina, atuando na Graduação, Dept. Psicologia Social e Institucional, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNICENTRO. Pesquisa sobre estudos étnico-raciais, com ênfase em Psicologia Social e Comunitária e Antropologia Educacional, com os temas: formação de professores; comunidades tradicionais negras e indígenas, saúde e aprendizagem; aprendizagem no ensino superior; sofrimento psíquico e racismo. Membro da Comissão Universidade para os Índios da UEL – CUIA/UEL; membro coordenação colegiada da Área de Saúde da População Negra (ABPN). Membro Colaborador da Comissão Temática Étnico-Racial (Conselho Regional de Psicologia, Paraná) e ULAPSI-GT Psicologia e Povos Indígenas e da Articulação Nacional de Psicológos/as Negros/as e Pesquisadores/as (ANPSINEP). Membro da ANPEPP – GT-Aion.

Projeto:

E-mail: jeffolivattosilva@uel.br


Margarida de Cássia Campos

Trabalhadora da Educação. Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (março de 2019 a fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa “Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal”. Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora associada do curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina, professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Unversidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação geográfica, políticas de ações afirmativas para o ensino superior e educação decolonial e antirracista. Coordenadora do PROPE (Programa de Apoio à Permanência) da Universidade Estadual de Londrina e do PIBID-Geografia-UEL

Projeto:

E-mail: mcassiacampos@uel.br

Marleide Rodrigues da Silva Perrude

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atualmente é pesquisadora de Pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita. Coordenadora do Núcleo de estudos Afro-Brasileiro NEAB/UEL, docente do Departamento de Educação. Compõe a comissão de homologação das cotas raciais na UEL . Membro do curso especialização em políticas e gestão e educação de Jovens e Adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, avaliação de políticas públicas , atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, orientação educacional, educação de jovens e adultos, diversidade e relações raciais.

Projeto:

E-mail: perrude@uel.br

Leia também