UEL é contemplada com R$ 1,5 mi em edital da Capes para Políticas Afirmativas e Diversidade

atualizado 3 meses atrás

A professora Maria Nilza da Silva, do Departamento de Ciências Sociais (CLCH), pesquisadora do Programa Pós-graduação em Sociologia (PPGSoc) da UEL, foi contemplada no edital do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação em Políticas Afirmativas e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria de Alfabetização Continuada, Diversidade e Inclusão (Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento) e Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes). A professora foi contemplada com recursos da ordem de R$ 1,5 milhão para o pagamento de 11 bolsas de estudos. O resultado final do edital foi divulgado no final do mês passado.

Segundo a professora, que coordena o Laboratório de Estudos Afrobrasileiros e Africanos (Leafro), o objetivo é realizar um mapeamento e uma análise sobre a presença de docentes e discentes negros nos programas de pós-graduação das universidades estaduais das regiões Sul e Sudeste. Por meio do projeto, será feito ainda o levantamento da produção científica referente à aplicação das Leis 10639/03 e 11645/08, que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e incluem a obrigatoriedade de temática sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e Indígena nos currículos escolares.

De acordo com a professora, as ações do projeto deverão contribuir para identificar as barreiras de acesso e de permanência dessa população nos programas de pós-graduação, oferecendo subsídios para a elaboração de políticas institucionais de inclusão e de formação de recursos humanos.

O projeto buscará, ainda, quantificar a presença de negros e de indígenas na pós-graduação, além do quantitativo da produção científica tendo como ponto de referência as determinações das leis que tratam do ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. O objetivo é constatar os avanços e desafios na sua incorporação ao âmbito da pós-graduação das IES estaduais das regiões Sul e Sudeste.

Além da UEL, outras instituições participarão do projeto: Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Campus Guarulhos; Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação nas Periferias da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Disponível em: https://operobal.uel.br/ciencia/2023/12/13/uel-e-contemplada-com-r-15-mi-em-edital-de-politicas-afirmativas-e-diversidade-da-capes/