COORDENAÇÃO

Maria Nilza da Silva

Professora Titular de Sociologia – Departamento de Ciências Sociais (UEL). Pós-Doutora em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS-Paris. Pesquisadora do Centro de Estudos Sociedade, Universidade e Ciência – SoU_Ciência. Atua nos seguintes temas  Sociologia das  relações étnico-raciais, Imigracão, Sociabilidade, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2994707153442186

PROFESSORES COLABORADORES/AS – UEL

Alexsandro Eleotério Pereira de Souza

Doutor em Ciências Sociais (UNESP) e Política Social (UEL). Docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL. Atuando principalmente nos seguintes temas: Racismo, Território, Sociabilidade, Identidade, Justiça Social, Populações negras, Políticas de Ação Afirmativa, Sociologia das relações étnico-raciais e hierarquias raciais e desigualdades duráveis.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1862505342160072

Mariana Aparecida dos Santos Panta

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP/Marília (2018), com a realização de Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Realizou Estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL, com bolsa concedida pela CAPES (2019-2021). Atuou como Professora Substituta do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília – UnB (2022-2023). Atualmente é Professora Colaboradora do Departamento de Ciências Sociais da UEL. Tem experiência nos seguintes campos de investigação: Sociologia das Relações Étnico-Raciais, Racismo, Educação Antirracista, Sociologia Urbana, Segregação Urbana e Racial, Políticas Públicas, Trajetórias de Personalidades Negras e Pensamento Decolonial.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1563910977768814

Rosivaldo Pellegrini

Doutor em Educação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com projeto sobre relações de trabalho nas empresas. Mestre em sociologia pela Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara – (Unesp). Docente do Departamento de Ciências Sociais da UEL. Dedica-se a estudos sobre o mundo do trabalho e racismo. Fez parte do projeto Pro-Ranti, UEL, com Dona Vilma. Participou do NEAB em projetos de pesquisa e extensão.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3859280480147399

DOUTORANDAS/OS

Clodoaldo Porto Filho

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006), Mestrado em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e atualmente cursa o Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. É Psicólogo da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, Serviço Social, Políticas Sociais, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas públicas, adolescentes em conflito com a lei, pessoas em situação de rua e racismo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2449850988726404

Iarinma de Morais Paula

Doutoranda em Sociologia (UEL). É mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia pela universidade Estadual do Maranhão (UEMA), tem pesquisas desenvolvidas sobre comunidades tradicionais, especificamente comunidades quilombolas e de pescadores, conflitos sociais e território. Já trabalhou na fundação esquel assessorando grupos de economia solidária no Maranhão e realizou diversas consultorias para organizações e movimentos sociais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4076401125907846

José Cristiano Bento dos Santos

Doutorando em Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Possui Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina – UEL (2020). Capacitação profissional em Ensino de Filosofia e Ciências da Religião pelo Instituto PROMINAS. Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação pela Universidade Norte do Paraná (2012). Possui Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010). Filosofia pelo Seminário São José – Diocese de Campo Mourão (2006).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9228866461362609

Lílian Amorim Carvalho

Doutoranda em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), com projeto de pesquisa sobre a institucionalização das cotas raciais no Brasil. Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dedica-se a estudos e pesquisas sobre relações étnico-raciais, ações afirmativas e políticas públicas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8470421960481684

MESTRANDOS/AS

Gabriel Gustavo dos Santos

Mestrando em Sociologia (UEL). Especialista em Educação em Direitos Humanos (UNIFAVENI). Graduando em Sociologia (UNIFAVENI). Graduado em Letras Português/Espanhol (UENP). Dedica-se ao campo de estudos das relações raciais, com foco em temas como: interação social entre grupos racializados dentro do contexto universitário e branquitude.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7478896619252611

Fernanda Trajano da Silva

Mestranda em Sociologia na Universidade Estadual de Londrina (UEL) com projeto de pesquisa sobre a construção da identidade racial de pessoas negras. Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais também pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Se ocupa de estudos sobre as relações étnico-raciais voltados às questões de negritude.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1828793625031577

COLABORADORAS/ES

Adevanir Aparecida Pinheiro

Pós-Doutorado em Ciências Sociais (UEL). Doutora e mestre em Ciências Sociais (UNISINOS). Especialista em Raízes de Famílias Negras de Minas Gerais e Norte do Paraná (UNISINOS). Graduada em Serviço Social (UNIVALI/UNISINOS).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9451790031915888

Níkolas Gustavo Pallisser Silva

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos, com bolsa CAPES. Mestre em Sociologia pelo mesmo programa (2019), com bolsa do CNPq. Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (2016). É membro do grupo de estudos “Transnacionalismo Negro e Diáspora Africana e tem atuado principalmente com os seguintes temas: Intelectuais e Transnacionalismo Negro; Estudos Pós-Coloniais; Ações Afirmativas; Estudos da Diáspora Africana; Pensamento Social Brasileiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5185937737395138