Referência no Movimento Negro, Ya Mukumby recebe título de doutora Honoris Causa in memorian

GT UEL

atualizado 11 meses atrás

A cerimômia foi realizada em 18 de novembro de 2022, no Cine Teatro Ouro Verde, misturando o protoloco do cerimonial utilizado em reuniões do Conselho Universitário com apresentações de artistas locais.

Em uma cerimônia que reuniu lideranças do movimento negro, autoridades e convidados, o Conselho Universitário da UEL homenageou uma das maiores referências da população negra de Londrina, dona Vilma Santos de Oliveira, Yá Mukumby. Falecida em 2013 e com uma trajetória dedicada à luta pelas ações afirmativas, dentre elas as cotas raciais, implantadas em 2005, Yá Mukumby recebeu o título de Doutora Honoris Causa in memorian por meio do filho, Victor Jubiaba dos Santos.