Eixos temáticos

EIXO SOBERANIA, (IN)SEGURANÇA ALIMENTAR E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa: A proposta deste eixo é promover discussões sobre a soberania e a segurança alimentar e nutricional, bem como sobre as políticas públicas de combate à fome e de proteção social. As reflexões buscam problematizar os desafios e as estratégias para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, com foco nos territórios em situação de vulnerabilidade social, considerando as ações desenvolvidas pelos diferentes níveis de governo e pelos diversos atores sociais envolvidos na formulação, implementação e controle social dessas políticas. 

EIXO FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL: Formação Profissional do/a Assistente Social

Ementa: Os Fundamentos e a formação profissional em Serviço social. As contrarreformas da Política de Educação no Ensino Superior. O processo de formação em Serviço Social no Brasil e no mundo. O projeto de formação profissional e as Diretrizes Curriculares. O ensino dos Fundamentos. Concepção de fundamentos do Serviço Social. O estágio e a supervisão em Serviço Social.

EIXO FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL: O trabalho profissional de Assistentes Sociais

Ementa: Os Fundamentos e o Trabalho profissional. O trabalho e as condições de trabalho do assistente social nas políticas públicas e sociais. Os fundamentos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos constitutivos do exercício profissional do assistente social. O debate sobre as atribuições e competências profissionais. O uso das TICs no trabalho profissional. As estratégias comunicacionais utilizadas pelas assistentes sociais

EIXO FUNDAMENTOS DO SERVIÇO SOCIAL: Produção do conhecimento, pesquisa social e ética em pesquisa no Serviço Social e nas Ciências Humanas e Sociais

Ementa: Ética em Pesquisa e Integridade Científica, produção do conhecimento, produtivismo acadêmico, desinformação, Inteligência Artificial, formação e trabalho profissional

EIXO ORDEM PATRIARCAL DE GÊNERO E RELAÇÕES SOCIAIS DE SEXO

Ementa: Sistema de Opressão: ordem patriarcal de gênero, raça/ etnia e classe. Violências contra Mulheres. Relações sociais de sexo. Divisão Sexual do Trabalho.

EIXO ÉTICA E DIREITOS HUMANOS

Ementa: Ética e cotidiano profissional; projeto ético político. Fundamentos da ética. Direitos humanos e o combate à intolerância religiosa; misoginia, homofobia, xenofobia.

EIXO POLÍTICA SOCIAL, SEGURIDADE SOCIAL E PROTEÇÃO SOCIAL

Ementa: Seguridade Social, Política Social e Proteção Social: concepções e arcabouço legal. Debate internacional sobre a Seguridade e Proteção Social em tempos de crise. Limites e desafios das políticas sociais.

EIXO GESTÃO DE POLÍTICAS SOCIAIS

Ementa: Diretrizes e tendências atuais da gestão de Políticas Sociais. Processos de Gestão (planejamento, monitoramento, avaliação, controle social, burocracia, intersetorialidade e trabalho em rede). Orçamento público. O território enquanto “chão” das políticas sociais.

EIXO O TRABALHO NÃO PAGO DAS MULHERES NAS FAMÍLIAS E A ORGANIZAÇÃO SOCIAL DOS CUIDADOS

Ementa: Sob a égide do forte familismo e maternalismo nas políticas protetivas na América Latina, tem-se delegado às mulheres a responsabilidade do cuidado dos membros da família que apresentam algum grau de dependência, tais como, crianças, enfermos crônicos, pessoas com deficiência, pessoas idosas e adultos em geral. Isso se agrava entre as mais pobres, mulheres negras em sua maioria, já que não podem recorrer ao trabalho de cuidados pagos oferecido pelo mercado. Isto implica que parte importante da produção da proteção social, na região, é de resolução individual e privada, está fortemente estratificada e segmentada, dependendo da renda com que contam os lares, e é uma expressão da divisão sexual do trabalho, um dos principais fatores de desigualdade social. O objetivo do Eixo Temático é apresentar e debater propostas para o aprofundamento desse debate e da importância da efetivação de políticas públicas de proteção a quem cuida e a quem é cuidado.

EIXO RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, POVOS INDÍGENAS, POPULAÇÃO NEGRA, COMUNIDADES TRADICIONAIS E POLÍTICAS SOCIAIS

Ementa: Gestão pública e políticas afirmativas. Racismo estrutural e suas expressões. Genocídios, etnocídios, epistemicídios, criminalização, violência e opressões contra população negra e indígena. A relação entre Estado, povos indígenas, população negra e comunidades tradicionais. Direitos Humanos e luta antirracista. Educação escolar indígena e educação superior indígena.  Aplicação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que versam sobre ensino história da África, Afro-brasileira e Indígena. Estratégias de organização, resistências e lutas emancipatórias

EIXO MOVIMENTOS SOCIAIS E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Ementa: O Estado brasileiro e as estratégias de enfrentamento dos movimentos sociais na atualidade. As lutas e organizações sociais na cidade e no campo. Movimentos populares, movimento sindical, redes de movimentos, mobilização social, ação coletiva: pautas e experiências. A criminalização dos movimentos sociais. A negação dos direitos civis, políticos e sociais. Participação social e as formas de controle social. 

EIXO VELHICE E PROCESSOS DE ENVELHECIMENTO

Ementa: O debate contemporâneo acerca dos processos de envelhecimento. As diferentes perspectivas de análise do envelhecimento. A Gerontologia social crítica. Velhice, direitos, proteção social e cuidados de longa duração. Ageísmo, etarismo e idadismo. A prestação de serviços voltados à proteção e cuidados da pessoa idosa. A política de cuidados. O trabalho profissional direcionado a população idosa.

EIXO FLUXOS MIGRATÓRIOS E POLÍTICAS SOCIAIS

Ementa: Migração interna e internacional. O debate teórico das migrações. Políticas de integração e acolhimento e sua interface com as políticas sociais. Política Migratória no Brasil.

EIXO TERRITÓRIO, PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E CONFLITO

Ementa: As discussões de território e de conflito perpassando pela questão do planejamento e do desenvolvimento socioterritorial. O território, a territorialidade, a desterritorialização, a reterritorialização e a multiterritorialidade no contexto das interconexões e interações envolvendo o poder caracterizado pela consolidação e sistematização de inovações que influenciam a organização do espaço no tempo, tanto meio urbano quanto no rural na perspectiva da coexistência de todos os povos e do enraizamento da cultura popular.

EIXO DIREITO À CIDADE

Ementa: A cidade como território em disputa. Processo de urbanização no Brasil e no mundo. Os interesses em jogo na terra urbana. Funções sociais da cidade. Intervenções urbanísticas.

EIXO JUSTIÇA AMBIENTAL

Ementa: A distribuição dos impactos ambientais negativos decorrentes das atividades humanas. Globalização e distribuição dos riscos ambientais. Normas de proteção ambiental..