As Terras do Paraná: conflitos sob o prisma dos arquivos inéditos do século XX

CLCH

atualizado 10 meses atrás

Convidamos a todas e a todos para o lançamento da exposição audiovisual “As Terras do Paraná: conflitos sob o prisma dos arquivos inéditos do século XX”, produção elaborada a partir dos arquivos do Serviço Nacional de Informações (SNI-BR) e do projeto “Opening the Archives”, da Brown University dos Estados Unidos, elaborados durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985) a respeito do processo histórico, social, econômico e político que envolve a estrutura fundiária e a sociedade brasileira.

O lançamento contará com a presença e participação especial da pesquisadora Marina Adams, que é doutoranda na Brown University onde estuda as relações entre gênero e autoritarismo durante a ditadura militar brasileira. Em 2019, passou a coordenar o projeto “Opening the Archives”, responsável por digitalizar – desde sua constituição em 2013 – mais de 60.000 documentos de, entre outros, bibliotecas presidenciais norte americanas, do Departamento de Estado estadunidense cuja coleção se encontra no Arquivo Nacional dos Estados Unidos, e, mais recentemente, dos arquivos de exilados na França.

O evento ocorrerá na próxima segunda-feira (28/08) na Réplica da primeira Igreja Matriz de Londrina (Capela) localizada no calçadão do campus da UEL a partir das 18h30 com apresentações culturais e às 19h30 com o lançamento oficial, que será transmitido no canal do projeto Práxis Itinerante (UEL) na plataforma do Youtube. Ao explorar a história do estado paranaense, questionamos as razões pelas quais persistem as disparidades entre nossa proeminência na produção agrícola e a precariedade nas periferias urbanas associadas ao êxodo rural.

Por meio das fontes documentais, investigamos as relações entre a riqueza no campo e a desigualdade social urbana. Nesse sentido, também examinamos como os povos indígenas – que são indissociáveis do vínculo com a terra – foram tratados durante a ditadura militar frente à questão agrária.

A partir desta exposição de documentos e a projeção do videodocumentário que ficará aberto ao público da comunidade interna e externa até o dia 29 de setembro, com entrada gratuita, abriremos um espaço para reflexões sobre a história, a sociedade e as realidades contemporâneas paranaenses, buscando valorizar o importante papel desempenhado pelas trabalhadoras e pelos trabalhadores paranaenses na construção econômica do Estado e no fortalecimento da democracia nacional.

Contatos da equipe de organizadores vinculados ao Projeto “Os documentos inéditos dos arquivos do SNI (Paraná-BR), do projeto Opening the archives e da CIA (EUA)” apoiado pelo CNPq e pela Fundação Araucária:

Prof. Dr. Fabio Lanza – 43 – 9 9989 67 75 (UEL)

Prof. Dr. José Neves Jr – 43 9648-8811 (UNESP e UEL)

Pesquisador da pós-graduação Luan Prado Piovani – 16 99755-1876

(UNICAMP e UEL)

Pesquisadora da graduação em Ciências Sociais – Lívia Campanheli – 14 99871-4329

Pesquisador da graduação em História – João Pedro Pereira 43 8863-8194

Serviço:

Local: Réplica da primeira Igreja Matriz de Londrina (Capela) localizada no calçadão do Campus Universitário da UEL;

Data: 28 de agosto (segunda-feira); Atividades Culturais: 18h30; Lançamento: 19h30;

Entrada gratuita e evento aberto para comunidade interna e externa até 29 de setembro de 2023.

Haverá transmissão no Canal do Práxis Itinerante (Youtube) a partir das 19h30.