Apresentação

Autoria: Desconhecida
Ano: 2018
Acervo: NDPH

O Centro de Letras e Ciências Humanas iniciou suas atividades em 1973 com os cursos de História e Letras.

De lá para cá, as atividades acadêmicas se expandiram e, atualmente, o CLCH é responsável por 07 cursos de Graduação da UEL, 05 cursos de Especialização, 05 programas de Mestrado Acadêmico, 03 programas de Mestrado Profissional e 04 programas de Doutorado. 

Os departamentos do CLCH também são responsáveis por disciplinas ministradas em 31 cursos de graduação de outros Centros de Estudo, a saber: Administração, Agronomia, Arquivologia, Artes Cênicas, Artes Visuais, Biblioteconomia,  Biotecnologia, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Relações Públicas), Design Gráfico, Design de Moda, Direito, Educação Física, Engenharia Civil, Farmácia, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Química, Psicologia, Secretariado Executivo, Serviço Social e Zootecnia. 

O CLCH conta com um quadro de aproximadamente 191 docentes, sendo 150 docentes efetivos e 41 docentes temporários. Dão suporte às atividades do Centro um total de 26 servidores distribuídos nos níveis superior, médio e operacional: 06 de nível superior, 13 de nível médio e 07 auxiliares de nível operacional.

Histórico

Autoria: Daniel Martinon ( fotógrafo)
Ano: Década de 1970
Acervo: MHL

O Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH – no início, era apenas o Centro de Ciências Humanas e funcionava junto ao Grupo Escolar Hugo Simas.
 
Transferiu-se para o Campus, em 1973, onde ocupou o prédio atual, na época inacabado. Foi o primeiro Centro a mudar-se para o Campus com casa nova.

É o Centro que mantém mais afinidade com a sua origem, a ex-Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina – FAFILO – mantendo até hoje 03 (três) dos (quatro) cursos pioneiros do Ensino Superior na região: História e os cursos de Letras. O quarto Curso pioneiro foi Geografia, transferido para o Centro de Ciências Exatas, em 1974.

No Centro de Ciências Humanas tiveram origem os Cursos de Educação Artística, de Biblioteconomia e de Jornalismo, que, antes mesmo de começarem a funcionar, compuseram o Centro de Comunicação e Artes – CECA. O Curso de Psicologia criado, em 1972, integrou-se ao Centro de Ciências Biológicas, indo, posteriormente, para o Centro de Ciências Humanas até 1975, quando voltou a compor-se com o Centro de sua origem.

Em 1992, o Curso de Filosofia foi reativado. É de se notar que desde1982, a área de Filosofia vinha trabalhando intensamente para a criação de seu Departamento e pela reativação do Curso de graduação. Até então a área funcionava anexa ao departamento de História. Desde 1982, a área mantinha o Curso de Especialização em Filosofia-História do Pensamento Brasileiro. Em 1990, conseguiu a criação de seu Departamento.

Ainda em 1990, o Departamento de Letras foi desmembrado em dois: Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas, e Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. E, em 1993, passou a funcionar o Mestrado em Letras – Língua e Literaturas Portuguesa e Brasileira.

O Museu Histórico Padre Carlos Weiss foi inaugurado em 18 de setembro de 1970, na antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina e a partir de 1974 tornou-se órgão suplementar da Universidade Estadual de Londrina, vinculado academicamente ao Centro de Letras e Ciências Humanas e tem como missão o desenvolvimento de ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de Londrina e região, procurando tornar visível a trajetória histórica de sua sociedade; dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão e promover a reflexão crítica da realidade histórica, contribuindo para a renovação e melhoria da qualidade de vida e da dimensão cultural da população.

No CLCH, funcionam ainda como órgãos de apoio aos departamentos de História e Letras Estrangeiras Modernas, respectivamente, o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH) e o Laboratório de Línguas (LabLínguas).

Intervenção artistica. Black, No sugar, No cream. Autoria: André Felipe Eulampio da Silva. Tamanho: 4x8m. 2017

O Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH é o único Centro de Estudos da Universidade que mantém um periódico funcionando regularmente, o BOLETIM do Centro de Letras e Ciências Humanas. Na realidade, o BOLETIM do CCH é uma revista que não mudou de nome por implicações técnicas e burocráticas. Tem já 29 (vinte e nove) números publicados nos 16 (dezesseis) anos de sua existência, somando cerca de 225 (duzentos e vinte e cinco) trabalhos e com 3.000 (três mil) páginas. Sai regularmente no final de cada semestre letivo.
 
No primeiro semestre de 1995, começou a funcionar no Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH um serviço de extensão à comunidade denominado Escritório de Textos e que faz correção de tesesmonografiasdissertações e, orienta as pessoas sobre como proceder na elaboração destes trabalhos. Junto ao Escritório de Textos funciona o serviço de pronto-socorro gramatical com o nome de Disque-Gramática aberto à comunidade em geral.


Desde suas origens foram Diretores do Centro de Letras e Ciências Humanas – CLCH os seguintes Professores:

João Mórmul
Não havia vice – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina
1970
Donato Parizotto
Vice: Marcolina Nazira Tomazino de Carvalho
1971-1976
Jorge Cernev
Vice: Tereza Nagato Rezende
1976-1980
Joaquim Carvalho da Silva
Vice: José Garcia Gonzáles Nelo
1980-1983
Donato Parisotto
Vice: Marcolina Nazira Tomazino de Carvalho
1983-1984
Olympio Luiz Westphalen
Vice: Durvali Emílio
1984-1986
Leda Lovato
Vice: Sebastião Cherubim
1986-1990
Joaquim Carvalho da Silva
Vice: Ana Cleide Chiarotti de Cesário
1990-1994
Ana Cleide Chiarotti de Cesário
Vice: Sonia Aparecida Lopes Adum
1994-1998
Esther Gomes de Oliveira
Vic:e Ronaldo Baltar
1999-2002
Cristiano Gustavo Biazzo Simon
Vice: Ludoviko Carnasciali dos Santos
2002-2006
Ludoviko Carnasciali dos Santos
Vice: Mirian Donat
2006-2010
Mirian Donat
Vice: Ariovaldo Oliveira Santos
2010-2014
Ronaldo Baltar
Vice: Elaine Mateus
2014-2018
Viviane Bagio Furtoso
Vice: Ana Heloisa Molina
2018-2022


Desempenham(ram) as funções de Secretários:

Mário Tacahashi

Neusa Maria O. Massarutti

Maria Inês Parizotto da Costa

Ivani Joana D´Arc F. Moreira

Leila Terezinha F. B. Rosa

Reginaldo Ferreira da Silva …em atividade…



Bibliografia Consultada:
 
SILVA, Joaquim Carvalho da. Peroba-rosa: UEL – 25 anos. Londrina: EDUEL, 1996. pg. 71-74.

FURTOSO, Viviane Bagio; MOLINA, Ana Heloísa. Relatório CLCH 2020. Circulação interna.