Isolamento e adaptação de SARS-COV-2 de espécimes clínicos

CCB

atualizado 3 anos atrás

Este projeto, coordenado pela Profa. Dra. Lígia Carla Faccin Galhardi, do Laboratório de Virologia do Departamento de Microbiologia/CCB/UEL, tem como objetivo isolar em cultura de células e caracterizar o SARS-CoV-2, agente causador da COVID-19. Espécimes clínicos (secreção de nasofaringe) obtidos de indivíduos positivos para COVID-19 são transferidos para meio de transporte viral e enviados para o Laboratório de Virologia da Universidade de São Paulo (USP) utilizando a Rede Vírus do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Os espécimes são inoculados em culturas de células para isolamento, adaptação e produção de estoque de vírus. Desta forma, diversas pesquisas podem ser conduzidas a partir deste biobanco, como detecção de novas variantes, desenvolvimento de novos testes para diagnósticos com maior sensibilidade/ especificidade e menor custo, além da busca por novos fármacos antivirais. O projeto envolve vários pesquisadores do Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas e do Hospital Universitário de Londrina e faz parte de dois grandes projetos aprovados por órgãos de fomento e executados por pesquisadores da UEL: CNPq (402387/2020) e CAPES (88887.507109/2020).

O projeto conta também com a colaboração dos pesquisadores Dr. Edison Durigon e Dra. Danielle Oliveira, do Laboratório de Virologia da USP, que além do auxílio estrutural, permite o intercâmbio de pós-graduandos em Microbiologia da UEL para as práticas experimentais.