CCB

atualizado 3 meses atrás

Grupo de pesquisa do CCB receberá quase R$1,5 milhões do CNPq para o desenvolvimento de biocurativos em pacientes queimados

A UEL em parceria com a UFSC e UFRJ foi contemplada com recursos financeiros equivalente a R$1.455.600,00 no edital 16/2023 – Saúde de Precisão do CNPq para desenvolver produtos de terapia avançada para o SUS na área de Engenharia Tecidual.

O projeto aprovado com duração prevista para três anos envolve o desenvolvimento de um biocurativo a base de polímeros de nanocelulose bacteriana com liberação sustentada de ativos antimicrobianos, anti-inflamatórios e cicatrizante em queimaduras profundas.

A equipe executora conta com pesquisadores de várias áreas do conhecimento (Microbiologia, Biotecnologia, Engenharia de Tecido, Imunologia, Medicina Regenerativa e Design), e o projeto será coordenado pelo Prof. Gerson Nakazato do Departamento de Microbiologia, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os professores Marcelo Maraschin (UFSC), Rossana Mara da Silva Thirè (UFRJ), Waldiceu Aparecido Verri Jr. (UEL), Sueli Fumie Yamada Ogatta (UEL), Renata Kobayashi (UEL), Doumit Camilios Neto (UEL), Ricardo Sérgio Couto de Almeida (UEL), Eliandro Reis Tavares (UEL), Claudio Pereira de Sampaio (UEL) e Luiz Fernando Tibery de Queiroz (médico do CTQ da UEL), integram a equipe. Os estudantes de pós-graduação e graduação, Mirian Sumini (bolsista DTI-CNPq do projeto), Victor Hugo Clebis, Natalia Yukari Kashiwaqui, Maria Luiza Francisconi Lubanco Thomé, Bruna Marcela de Lima, Yasmin Dias Vitorino, Maria Heloisa Biazão, Beatriz Lopes Mariana, Isabela Madeira de Castro, Helena Tiemi Suzukawa, fazem parte da equipe do projeto.

O projeto de pesquisa tem como meta maior a criação de um Centro Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Biocurativos/Biomateriais (CENPIB) no Hospital Universitário com parceria das Agências de Inovação da UFSC e UFRJ, apoiadas pela Agência de Inovação da UEL (AINTEC-UEL).

O diretor do CCB da UEL, professor João Zequi, e vice-diretor do CCB, professor Alex Gallo, ressaltam a importância do projeto para o CCB, pois o desenvolvimento de novos produtos na área da Saúde estimula a Inovação e Pesquisa Aplicada no âmbito acadêmico com formação de excelentes profissionais na área.