Erasmus+

As chamadas da UEL para o programa Erasmus+ estão abertas! Faça sua inscrição até o dia 31/10/2025.

Link: EDITAL ARI/ERASMUS+ No 001/2025

O propósito da chamada é selecionar um docente para o período de mobilidade acadêmica de 5 a 7 dias de trabalho presencial na Università degli Studi Internazionali di Roma (UNINT) na Itália entre o intervalo de 01 de fevereiro a 31 de maio de 2026.

O candidato deve propor atividades nas seguintes áreas: Economia, Linguagens, Ciência Política e/ou Psicologia.

O docente selecionado irá receber €190,00 por dia + passagens aéreas internacionais.

Inscrições até 31 de outubro de 2025.

Resultado final: 11 de novembro de 2025.

Link: Edital ARI/PROGRAD/ERASMUS+ No 001/2025

Há mais de 30 anos, a Europa financia o programa Erasmus. Isso permitiu que mais de 3 milhões de estudantes europeus passassem parte de seus estudos em uma instituição de ensino superior (IES) diferente da sua, em outros países da Europa.

Desde 2015, o Erasmus abriu suas portas para o resto do mundo, oferecendo às pessoas e organizações de países não europeus a oportunidade de participar do programa. Por meio da Ação-chave 1 do programa (KA 107 e KA 171) Mobilidade Internacional de Créditos – International Credit Mobility (ICM), estudantes e membros do corpo docente e administrativo podem realizar um período de mobilidade em qualquer país parceiro em outros continentes.

Ação-chave 171 (2024 – 2027)

Este projeto, financiado pelo Programa Erasmus+ sob a Ação-chave 1 (KA 171) Mobilidade Internacional de Créditos (ICM), tem como objetivo promover a mobilidade de estudantes, professores e pessoal técnico-administrativo de IES europeias para destinos fora da União Europeia, bem como permitir que IES europeias recebam estudantes de IES de fora da União Europeia.

Objetivos

  • Criar um ambiente multicultural e multilíngue, a fim de quebrar barreiras linguísticas e incentivar o desenvolvimento científico;
  • Apoiar a internacionalização do perfil individual de alunos, professores e funcionários técnico-administrativos;
  • Promover valores de inclusão, transparência e não discriminação, em conformidade com os princípios da Carta Erasmus para o Ensino Superior (CEES);
  • Estabelecer bases sólidas para a implementação de atividades acadêmicas conjuntas, como projetos de pesquisa e cursos de formação para a concessão de duplos diplomas;
  • Incentivar a internacionalização em casa.

Destinatários

  • Alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação;
  • Docentes;
  • Agentes Universitários

O projeto inclui vinte universidades de catorze países: Albânia, Angola, Armênia, Brasil, Equador, Geórgia, Itália, Marrocos, Montenegro, Moçambique, Peru, Taiwan, Tunísia, Vietnã.

KA171 – CHAMADA 2024 (UEL e UNINT)

UEL entrou como parceira da UNINT Università degli Studi Internazionali de Roma (Itália) na Chamada 2024 sob o Acordo Bilateral vigente (2021 a 2026)

Protocolo de Intenções | Memorandum of Understanding

Amplo espectro | University-wide

Acordo de Mobilidade | Mobility Agreement

Letras e Ciências Humanas | Letters and Humanities

Informações adicionais:

A UNINT é bastante flexível, permitindo que os alunos ingressantes escolham cursos tanto dos programas de bacharelado quanto de mestrado, assim como de todos os cursos oferecidos pela UNINT.

Os editais de mobilidade serão redigidos em inglês e compartilhados com a UNINT.

Todo candidato ao Erasmus+ deve ser selecionado por meio de um edital público.