UEL busca fortalecer laços com Nova Zelândia em missão internacional
ARI
atualizado 1 semana atrás
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu, na quarta-feira (17/09), uma delegação composta por representantes de universidades da Nova Zelândia. A visita, coordenada no Brasil pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI) fez parte da “International Mission Paraná/New Zealand: cooperation for a sustainable future”, cujo propósito é consolidar parcerias acadêmicas entre o país oceânico e as IES do Paraná. O principal objetivo é fomentar o desenvolvimento de pesquisas conjuntas em diversas áreas do conhecimento, oportunizando, assim, a mobilidade docente e discente.
Na UEL, o evento foi organizado pela Assessoria de Relações Internacionais (ARI) em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), que proporcionou um encontro produtivo entre docentes e pesquisadores da UEL e os representantes neozelandeses. A aproximação entre as instituições paranaenses e a Nova Zelândia começou em 2024, ganhando força em junho de 2025, quando uma comitiva de universidades brasileiras coordenada pela ABRUEM, incluindo a UEL, visitou as IES neozelandesas.
A chegada da delegação à cidade de Londrina representa um avanço significativo nos acordos de cooperação, abrindo portas para a internacionalização da UEL e criando novas oportunidades de crescimento para a comunidade acadêmica. O foco é a criação de um ambiente de colaboração mútua, que beneficie tanto os alunos quanto os professores e pesquisadores envolvidos em futuros projetos de cooperação acadêmico-científica.
