- Processo de produção de material sólido em pó a partir de poliamida elastano e glicerina
Nova matéria prima a partir de resíduos têxteis de origemsintética (poliamida, elastano e glicerina). Consiste em ummaterial moldável a partir de resíduos têxteis para aplicação naconstrução civil, arquitetura, design de interiores, design deproduto (móveis, luminárias, produtos de moda, utilitários,escritório, mesa, cozinha e produtos de moda).
- Processo de produção de materia sólido rígido a partir de poliamida, elastano e gliceria
A presente invenção refere-se ao processamento de resíduos de materiais têxteis da indústria de vestuário, compreendendo Poliamida, Elastano e Glicerina para obter produto sólido, rígido e com aspecto plastificado, diferenciado a partir destatransformação.
- Processo de síntese de polímero orgânico e sua aplicação como adsorvente de íons de níquel em meio aquoso
A invenção consiste no processo de síntese de um polímero orgânico – poli ácido metacrílico contendo ligações cruzadas e duplamente impresso – e sua aplicação como material adsorvente de íons níquel em meio aquoso. Em razão da toxicidade apresentada pelo níquel, evidencia-se necessário o desenvolvimento de materiais que possuam capacidade adsortiva potente. Desse modo, a…
Leia mais: Processo de síntese de polímero orgânico e sua aplicação como adsorvente de íons de níquel em meio aquoso
- Processo de produção de material sólido flexível a partir de poliamida; elastano e glicerina com adição de amido
A presente invenção consiste no processo de produção de umnovo material sólido flexível a partir de elementos, como Poliamida, Elastano e Glicerina através da completa dissolução do resíduo de material têxtil. O produto pode ser comumente utilizado na indústria de construção civil, arquitetura, design de interiores, móveis, luminárias, dentre outros.
- Processo de produção de superfícies não têxteis a partir de retraços têxteis de poliamida 6.6 com ou sem elastano
A presente invenção refere-se ao processo de fusão de resíduos têxteis da indústria de vestuário composto por poliamida e elastano de forma a criar uma nova superfície não têxtil a partir destes. O processo desenvolvido se baseia na completa fusão do resíduo do material têxtil transformando-o em um novo material de aspecto plastificado. Dessa forma,…
Leia mais: Processo de produção de superfícies não têxteis a partir de retraços têxteis de poliamida 6.6 com ou sem elastano
- Sensor eletroquímico baseado em carbo black e botriosferana carboximetilada, processo para a obtenção e aplicação na determinação individual e simultânea de dopamina e paracetamol em matriz biológica e farmacêutica
A presente invenção refere-se a um processo de obtenção e aplicação de um sensor eletroquímico baseado em material carbonáceo nanoestruturado e polissacarídeo modificado quimicamente por carboximetilação para a determinação simultânea de dopamina e paracetamol. O sensor é obtido pela modificação de um eletrodo de carbono vítreo com uma camada de carbon black nanoestruturado e outra…
Leia mais: Sensor eletroquímico baseado em carbo black e botriosferana carboximetilada, processo para a obtenção e aplicação na determinação individual e simultânea de dopamina e paracetamol em matriz biológica e farmacêutica
- Aplicação do spin trap n – t – butty -a phenylnitrone (pbn) para análise do processo oxidativo de biodiesel a partir da determinação de radicais livres via ressonância paramagnetica eletrônica.
A presente invenção se refere ao uso do spin trap N-t-Butyl-a-phenylnitrone (PBN) associado a Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE) para análise da reação radicalar oxidativa do biocombustível. Análises do processo oxidativo de amostras de biodiesel de óleo de soja, de milho e comercial foram realizadas após a incubação das amostras com o spin trap PBN, permitindo…
Leia mais: Aplicação do spin trap n – t – butty -a phenylnitrone (pbn) para análise do processo oxidativo de biodiesel a partir da determinação de radicais livres via ressonância paramagnetica eletrônica.
- Aplicação do extrato alcoólico de folas de café arábica como aditivo antioxidante natural para biodiesel (B100)
A presente invenção objetiva o uso do extrato alcoólico de folhas de café arábica para aumentar a estabilidade oxidativa do biodiesel, assim como visa a diminuição da constante de velocidade da reação de oxidação.
- Aplicação do extrato alcoólico de flores de hibisco vermelho (Hibiscus rosa-sínensis L.) como aditivo antioxidante natural para biodiesel (B100)
A presente invenção objetiva o uso do extrato alcoólico de flores de hibisco vermelho para aumentar a estabilidade oxidativa do biodiesel, assim como visa a diminuição da constante de velocidade da reação de oxidação.
- Painel composto de partículas de cascas de eucalyptus grandis orientadas
A invenção refere-se a um painel composto de partículas de cascas de árvore do tipo Eucalyptus grandis. De acordo com o método de fabricação utilizado, o painel composto de partículas de cascas de Eucalyptus grandis é firme, durável e elaborado com matéria-prima principal de resíduos de madeiras. O painel foi analisado em relação às características…
Leia mais: Painel composto de partículas de cascas de eucalyptus grandis orientadas
- Uso do catalisador heterogêneo (MGO/ KGO)- (CEO2/ KOH)- (TIO2/ KOH) para a produção de biodiesel
A presente invenção objetiva o uso de um catalisador heterogêneo formulado com MgO/KOH, CeO2/KOH e TiO2/KOH para a produção de um biodiesel com teor de éster de 98,76 % e rendimento de reação de 94,75%. O biodiesel obtido a partir da mistura otimizada de catalisadores recuperados apresentou teor de éster igual a 96,70% (m/m), rendimento…
Leia mais: Uso do catalisador heterogêneo (MGO/ KGO)- (CEO2/ KOH)- (TIO2/ KOH) para a produção de biodiesel
- Processo de síntese de u polímero híbrido (polivinilpiridina/ SIO2) e sua aplicação como sorvente de bisfenol a em meio aquoso
A presente invenção descreve a síntese de um novo copolímero híbrido orgânico- inorgânico (polivinilpiridina/SiO2) sintetizado pela combinação da polimerização por radicais livres e do processo sol-gel para a pré-concentração de Bisfenol A (BFA) em meio aquoso utilizando o método de extração em fase sólida (SPE). O material descrito nessa invenção apresenta capacidade de sorção maior…
Leia mais: Processo de síntese de u polímero híbrido (polivinilpiridina/ SIO2) e sua aplicação como sorvente de bisfenol a em meio aquoso
- Material termoplástico biodegradável à base de ácido polilático e resíduo agroindustrial e seu processo de produção
A presente invenção descreve o processo de produção de material termoplástico biodegradável utilizando matérias-primas renováveis e biodegradáveis como o ácido polilático (PLA) e o bagaço de mandioca, produzidos por injeção termoplástica. Este material pode ser utilizado na fabricação de materiais de consumo utilizados em indústria alimentícia ou no acondicionamento de produtos de diversos setores.
- Processo de aplicação do extrato alcoólico da casca de bacuri (platonia insignis) como aditivo antioxidante natural para biodiesel (B100)
A presente invenção descreve o uso de um antioxidante natural feito a partir da casca de bacuri para melhorar a estabilidade do armazenamento do biodiesel.
- Soluções desinfetante contendo óleo essencial de orégano e nano partículas de prata biogênicas e seu processo de produção
A presente invenção descreve uma solução desinfetante contendo diferentes bioativos; OEO e bi-AgNP . Ambos os componentes têm excelente atividade antibacteriana e de limpeza e diminuem a chance de resistência bacteriana.
- Mistura de extrato alcoólico de cascas de bacuri e extrato de alecrim como aditivo antioxidante do biodiesel e sua aplicação
A presente invenção propões a aplicação de uma mistura, contendo metade de estrato alcoólico de cascas de bacuri e outra metade de extrato alcoólico de folhas de alecrim, como aditivo antioxidante natural para biodiesel.