Apoio a pesquisa de treinamento muscular para mulheres com dor anterior no joelho ou síndrome da dor patelofemoral: ensaio clinico aleatório no laboratório de fisioterápico do CCS/ UEL

Portal


atualizado 8 meses atrás


O projeto atende mulheres, com idade entre 18 e 60 anos, com queixas de dores e disfunções nos joelhos. A dor no joelho é um sintoma que pode surgir devido ao desgaste da articulação e ao excesso de peso, porém, quando a dor no joelho impede o caminhar ou piora ao longo do tempo, pode ser sinal de um problema mais grave, como lesão dos ligamentos, osteoartrite ou osteoartrose. A osteoartrose ou artrose no joelho é uma doença que causa degeneração da cartilagem, diminuindo a qualidade, quantidade e espessura da cartilagem, provocando dor crônica e incapacidade funcional.

 Esta doença pode impactar nas atividades do dia a dia, pois a dor pode ser intensa ao caminhar, ao final do dia, ao ficar muito tempo de pé, e ao subir e descer escadas. Também está relacionada a afastamentos do trabalho, piora da qualidade de vida, quedas em idosos e perda da capacidade e independência funcionais. O objeto do projeto está circunscrito à aplicação e análise dos efeitos de um programa de fisioterapia, para mulheres com síndrome da dor patelofemoral, a ser realizado no Laboratório de Fisioterapia do CCS/UEL, para a diminuição das queixas funcionais e de dor relacionadas ao joelho, bem como, o retorno destas pacientes às suas atividades de vida diária e laborais. Assim, o presente projeto está totalmente relacionado ao Objetivo 3- Saúde e Bem-Estar dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Coordenadora: Profa. Dra. Christiane de S. Guerino Macedo

Contato: chmacedo@uel.br

Divlgação: Laboratório de Fisioterapia receberá verba para atendimento

E as inscrições poderão ser realizadas com o preenchimento do questionário online:
https://forms.gle/EE1jp1nfa8Cxgjug8

Leia também