TECHNINAS – Ciência e tecnologia para meninas

Portal


atualizado 1 ano atrás


O projeto de extensão Techninas surgiu em 2018 na UEL, com o objetivo de despertar o interesse de meninas das escolas públicas da região de Londrina, pelas áreas de engenharias, tecnologia e exatas, a fim de diminuir as diferenças de gêneros presentes, desde a formação acadêmica até a atuação profissional.

É sabido que o problema do baixo número de mulheres nas áreas profissionais de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (da sigla em inglês STEM) ocorre em todo o mundo, inclusive no Brasil. As ações que contribuam no combate desse problema estão alinhadas com as ODS 5 da Igualdade de Gênero e 4 da Educação de Qualidade. Esses dois ODS da Agenda 2030 da ONU estão ligados diretamente aos objetivos do projeto de extensão Techninas.

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Bernadete de Morais França

Contato: mbmorais@uel.br 

Divulgação: @techninas

Leia também

Redução das Desigualdades

Mercado de trabalho para grupos vulneráveis: (Des)Emprego, formas de inserção e assimetrias do rendimento no Brasil e regiões

O projeto visa pesquisar questões relacionadas ao emprego, ao desemprego e às novas formas de organização do trabalho como forma de minimizar o desemprego e aumentar a renda de trabalhadores. Dentro desta ótica, é dada uma atenção especial aos grupos mais vulneráveis da população economicamente ativa que sofrem das desigualdades no mercado de trabalho brasileiro, […]


Igualdade de Gênero

Gênero e Religião: uma relação conflituosa e desigual

A eleição de Jair Bolsonaro para a presidência da República representou a vitória do crescimento e avanço de um grupo que vinha lenta e continuamente dominando os espaços político, social e religioso desde os anos 1970: o grupo composto por homens e mulheres das igrejas pentecostais e neopentecostais.


Igualdade de Gênero

Cuidados e uso do tempo no trabalho, de cuidados com idosos dependentes entre as famílias em situação de pobreza

O projeto busca investigar e analisar como se dá a organização dos cuidados e uso do tempo das mulheres que cuidam de idosos dependentes, no âmbito intrafamiliar, em situação de pobreza.


Igualdade de Gênero

Observatório da violência contra as mulheres.

O Observatório da Violência, surge como uma demanda da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica de Londrina. Tem por objetivo criar um sistema integrado de cadastro e armazenamento de ocorrências, efetuadas em serviços especializados tais como Centros de Referência, Delegacias de Polícia, Hospitais e Unidades Básicas de Saúde, a fim de permitir o diagnóstico social do município de Londrina.