Diálogos e educação ambiental junto aos moradores do fundo de vale da comunidade do Abussafe

Portal


atualizado 1 ano atrás


O projeto de extensão realiza estudos, diagnósticos e planejamento no jardim Abussafe, guiados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preparando as pessoas para o enfrentamento de situações adversas. Bem como, promover o diálogo com vistas a uma educação ambiental preventiva, com desdobramentos práticos, estratégias e ações que envolvam atitudes de conservação e respeito ao ambiente.

O recorte espacial é a ocupação no fundo do vale do Abussafe (formada por 14 famílias – 46 pessoas) na porção Leste de Londrina. Com base nos ODS -Agenda 2030 tem-se como um dos objetivos gerais: potencializar a formação de uma consciência crítica e política, proporcionando aos sujeitos envolvidos (universidade e comunidade externa) instrumentos para a leitura do contexto geográfico e para novas formas de participação social, que possibilitem o enfrentamento e a transformação da realidade.

Nesse sentido sobressai a justificativa e a importância de um projeto de extensão interdisciplinar (áreas envolvidas: Geografia, Arquitetura, Biologia, Educação Física e Esporte, Agronômica), que contribua na elaboração de políticas públicas necessárias para mudar a realidade vivenciada pelas famílias da comunidade, envolvendo múltiplos olhares e saberes. A interdisciplinaridade abarcar a questão ambiental, social, cultural, política, turística, educacional, sanitária e saúde.

Ações realizadas até o momento (início do projeto 2022):  1) três reuniões na escola: 1ª) apresentar o projeto, 2ª) fazer reconhecimento do bairro com a diretora da escola municipal, 3ª) Organizar e criar uma associação de moradores (assembleia junto com os moradores); 2) Trabalho campos (4) no território, com aplicação de questionários e diálogo com moradores; 3) Reunião com vice-prefeito para ver a questão da horta urbana, tendo em vista que a horta comunitário foi uma das demandas identificadas junto aos moradores (Figura 1).

Coordenadora: Profa. Dra. Ideni Terezinha Antonello

Contato: antonello@uel.br

Leia também