Solventes supramoleculares para extração de proticonazol em águas industriais e determinação por cromatografia líquida de alta eficiência
Portal
atualizado 1 ano atrás
Os termos Química limpa, Química verde ou Química sustentável vêm sendo utilizados há alguns anos e, tem como objetivo utilizar um conjunto de princípios que visem mitigar ou eliminar o uso ou geração de substâncias químicas perigosas em processo que envolvem o desenvolvimento de produtos químicos e desenvolvimento de métodos de análise química.
Nesse sentido, umas da linhas de pesquisa do grupo LADEMA (Laboratório de Desenvolvimento de Métodos Analíticos) contempla o desenvolvimento de métodos de pré-concentração visando a determinação de metais potencialmente tóxicos e pesticidas em águas e alimentos com elevada sensibilidade utilizando solventes “verdes”, tais como solventes eutéticos profundos e solventes supramoleculares, com substancial redução na geração de resíduos químicos e no grau de toxicidade. Os métodos podem ser adotados visando o monitoramento de poluentes emergentes em água potável e se enquadram nos preceitos da ODS. O público alvo que pode fazer uso dos métodos contempla agências de saneamento e empresas do setor produtivo.
Coordenador: Prof. Dr. Cesar Ricardo Teixeira Tarley
Contato: tarley@uel.br
Divulgação: