Práticas integrativas e complementares em saúde (PICS): Formação e atendimento na UEL

Portal


atualizado 2 anos atrás


Com a inclusão das práticas integrativas e complementares (PICS) no SUS, ocorrido em 2006, houve o estímulo para várias universidades inserirem estes conhecimentos dentro dos currículos, tanto de graduação como de pós-graduação na área da saúde, e/ou em áreas de conhecimentos correlatos de forma sistematizada.

A partir deste contexto, propomos este programa de formação e atendimento com as seguintes práticas:  Shantala, Auriculoterapia, Reiki, Constelação familiar com ênfase na postura fenomenológica, Aromaterapia, Escalda pés, Florais de Bach, Dança circular, Cromoterapia, Reflexologia podal entre outras, que visa a aproximação dos estudantes com os temas, a vivência teórico – prático e a seguir o atendimento ao público. Esta ação tem o intuito de integração dos conhecimentos das PICS em seus cursos de graduação e pós-graduação ampliando o olhar holístico sobre o ser humano.

Após a conclusão do curso de formação em uma das práticas integrativas e complementares que são oferecidas em módulos, os concluintes tornam-se aptos para prestarem atendimento tanto para a comunidade interna da UEL, como para a comunidade externa, sem custo para o consulente.

Coordenadora: Profa. Dra. Eleine Martins

Contato: neepicsuel@gmail.com

Divulgação: Instagram

Leia também

Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]


UEL desenvolve dermocosmético que combate bactérias multirresistentes

O produto cosmético apresenta dois ativos antimicrobianos que tem a finalidade de prevenir infecções em regiões de pele lesada (feridas ou lesões). O produto contém um pigmento bacteriano (violaceína) obtido de Chromobacterium violaceum que é comumente encontrada na região Amazônica (Rio Negro). Outro ativo antimicrobiano é a nanopartícula de prata sintetizada com extratos de planta (síntese verde […]


Projeto Safety: recomendações de proteção e segurança durante a pandemia de COVID-19

Criado em 31 de março de de 2020, ano um da pandemia da COVID-19, este projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem como objetivo sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil sobre a COVID-19 e outras (re) emergências sanitárias por meio de diversos materiais para orientação voltados aos gestores, profissionais […]