Visitas monitoradas no orquidário UEL, visando a educação ambiental para grupos de estudantes de escolas públicas, particulares e outras instituições

Portal


atualizado 1 ano atrás


O Orquidário UEL possui uma coleção com diversas espécies de orquídeas e outras plantas ornamentais nativas e exóticas, cultivadas em estufas e que são utilizadas nas aulas de graduação e pós-graduação dos Cursos de Agronomia e Biologia. O objetivo do projeto é, por meio de visitas monitoradas, conscientizar os alunos de escolas públicas, particulares e de outras instituições, sobre a importância da preservação das espécies nativas e do respeito pelo meio ambiente.  

Os alunos que monitoram as visitas enfatizam a relevância da pesquisa com espécies brasileiras ameaçadas de extinção e a importância da preservação da natureza, tornando possível a interação com a sociedade e fazer parte da construção do conhecimento/ formação estudantil, e de uma comunidade mais aberta a observar e solucionar os problemas ambientais através de pequenas atitudes do cotidiano. 

No entorno dos orquidários, os visitantes também poderão admirar a beleza da Araucária, Pau Brasil, Perobas, Figueira Branca que compõem o paisagismo, e explicar de forma simples, a importância das plantas arbóreas, na melhoria do clima e da qualidade de vida da população. Além disso, objetiva debater e criar senso crítico sobre os problemas ambientais causados pelo homem como as queimadas, coletas predatórias, falta de água, mudanças climáticas, lixo nos oceanos, poluição do ar e propor soluções práticas que contribuem para a preservação do planeta.

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Tadeu de Faria

Contato: orquidariouel@gmail.com

Instagram:

SITE

Leia também