Oficinas de Matemática: Resgatando conceitos básicos para estudantes da educação básica

Portal


atualizado 1 mês atrás


O projeto oferece oficinas de matemática para os estudantes da Educação Básica, com vistas a complementar o trabalho desenvolvido nas escolas. A equipe do projeto é composta por professores formadores do Departamento de Matemática, estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, e outros cursos da UEL. As oficinas envolvem conceitos básicos de matemática do Ensino Fundamental e Médio, e todo o trabalho desenvolvido ampara-se em estratégias de ensino tais como: resolução de problemas, investigação matemática, além de jogos e brincadeiras. 

O público-alvo é composto por estudantes da educação básica, de comunidades de baixo IDH. Com este trabalho, pretende-se suprir deficiências de conteúdos de matemática, provenientes do período pandêmico da Covid-19, frente ao ensino remoto, necessário à época, e corroborar para o bom desempenho dos estudantes da educação básica pública em matemática.

Este projeto percorre diretamente dois dos ODS: 1-Erradicação da Pobreza e 4-Educação de Qualidade; pois, a educação é uma forma de promover o desenvolvimento do ser humano em todos os sentidos. Além disso, este projeto contribui para melhorar o desempenho dos participantes em seus estudos, promovendo uma formação básica com uma qualidade capaz de criar possibilidades e oportunidades futuras para a vida de cada um.

Coordenadora: Profa. Dra. Regina Celia Guapo Pasquini

Contato: rcgpasq@uel.br

Leia também

Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]


Projeto Safety: recomendações de proteção e segurança durante a pandemia de COVID-19

Criado em 31 de março de de 2020, ano um da pandemia da COVID-19, este projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) tem como objetivo sistematizar as melhores evidências científicas sobre recomendações de proteção e segurança e veicular informação útil sobre a COVID-19 e outras (re) emergências sanitárias por meio de diversos materiais para orientação voltados aos gestores, profissionais […]


Ciências cosméticas nas mídias digitais: Gerando informações confiáveis e seguras

O App Instagram® se insurge no espaço virtual atingindo cerca de 113,5 milhões de usuários brasileiros, que utilizam esse App para lazer, mas também para procurar informações relevantes. Nesse cenário, as pessoas que amam cuidar da pele e experimentar novos produtos de beleza, já se depararam com milhões de informações contraditórias e mitos sobre cosméticos. […]