Natação para todos- Influencia da pratica da natação em indicadores da saúde física e mental de jovens com deficiência

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atualizado 1 ano atrás


A prática regular de atividades físicas é de grande relevância para a promoção da saúde física e mental, nesse sentido, a prática da natação pode ser de grande valia para a melhora de indicadores da aptidão física, prevenção de doenças crônicas e melhora em indicadores da saúde de forma global. Apesar disso, pessoas com deficiência, especificamente, crianças e adolescentes, em geral exibem maior prevalência de comportamentos sedentários, sobretudo pela falta de programas disponíveis de atividade física adaptados às suas necessidades e de profissionais qualificados. Tipo de estudo: o estudo a ser realizado será do tipo quase experimental, com delineamento longitudinal. O projeto será desenvolvido de forma integrada, contendo ações de pesquisa, ensino e extensão à comunidade.

O objetivo geral do estudo será verificar a influência da prática da natação em indicadores de saúde física e mental de jovens com deficiência. Material e métodos: cerca de 50 crianças e adolescentes, com idades dos 8 aos 18 anos, e com diagnóstico de deficiência motora, intelectual e transtorno do espectro autista, participarão de aulas de natação no CEFE/UEL, em um período de 36 meses, com frequência de 2 horas semanais de atividade.

Outras 30 crianças e adolescentes, nas mesmas condições, serão alocados no grupo controle. As avaliações serão realizadas antes, um, dois e três anos após o início da intervenção, e incluirão a análise de indicadores da composição corporal, pressão arterial em repouso, capacidade cardiorrespiratória e força muscular. Também serão aplicados questionários para a análise do nível socioeconômico e de aspectos relacionados à saúde mental.

Serão realizadas comparações intra e intergrupos ao longo dos 36 meses do projeto e também verificadas as associações entre as variáveis, resultados esperados: o levantamento das informações objetivadas no projeto, certamente, será uma oportunidade de oferecer subsídios sobre o estado de saúde desta população considerada vulnerável. Além disso, espera-se contribuir na área de estudos da atividade física adaptada, sobretudo no que se refere às estratégias de intervenção na prática de natação para crianças e adolescentes com deficiência.

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Greguol

Contato: mgreguol@uel.br

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