UEL com menos plástico

Portal


atualizado 2 anos atrás


O projeto UEL com menos plástico originou-se da necessidade de pensar e repensar a questão do destino dos resíduos sólidos. A demanda por reduzir o uso de plásticos descartáveis como copos e canudos, por exemplo, na Universidade Estadual de Londrina, vem ao encontro das práticas mais sustentáveis, que contribuem para minimizar os impactos causados no meio ambiente, assim como, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

Além das vantagens ambientais e econômicas, a ação visa proteger a saúde de todos aqueles que trabalham e estudam na UEL, alertando-os sobre a presença de substâncias tóxicas nos copos plásticos descartáveis. Isso porque eles, muitas vezes, são fabricados com poliestireno, uma substância prejudicial à saúde, que pode ser liberada quando em contato com líquidos quentes.

Divulgação: I Encontro do projeto UEL com menos plástico – 2021 (https://youtu.be/kCy_WknC4B4)

II Encontro do projeto Uel com menos plástico – 2022 (https://www.youtube.com/watch?v=uFwzXvRsB_o)

Reportagem sobre o projeto: https://www.folhadelondrina.com.br/cidades/comunidade-universitaria-desenvolve-uel-com-menos-plastico-3100186e.html

Restauração do armário da secretaria acadêmica do CCE:

https://sites.uel.br/cce/sem-categoria/2022/02/15/projeto-restaura-armario-para-permuta-de-livros/

Coordenadora: Profa. Dra Edineia Vilanova Grizio Orita

Contato: edineia@uel.br

Instagram :

Leia também

Fome Zero e Agricultura Sustentável

Aplicação exogenada de ACC( Acido 1-Aminociclopropano-1- carboxilico) apara acelerar o desenvolvimento da cor de uvas de mesa

O projeto tem por objetivo avaliar o uso de produtos biorracionais, entre eles aminoácidos não-proteicos precursores do regulador vegetal etileno, como o ácido 1 aminociclopropano carboxílico (ACC), visando intensificar e uniformizar a cor de uvas de mesa cultivadas em regiões tropicais e subtropicais brasileiras.


Consumo e produção responsáveis

Consumidor brasileiro de café: Hábitos e tendências

O objetivo do trabalho é coletar informações sobre o comportamento do consumidor brasileiro de café, e estudar interações entre condições de produção (qualidade e grau de torra) e preparo (adição de açúcar) na aceitação.


Consumo e Produção Responsáveis

Controle de colibacilose em frangos de corte por meio de metodologias alternativas ao uso de antibióticos: nanotecnologia, produtos naturais e imunomoduladores

É um projeto da UEL que visa a promoção do uso racional de antimicrobianos, com enfoque na produção de frango de corte, contemplado no Edital Universal do CNPq (2021). A resistência bacteriana a antimicrobianos (RAM) é um dos maiores desafios para pesquisadores das áreas de saúde humana e animal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que em 2050 ocorrerão 10 milhões de mortes de pessoas ao ano por infecções de bactérias multirresistentes. O fato está ligado ao uso excessivo de antibióticos e à falta de novos antimicrobianos que possam combater as superbactérias.


Consumo e Produção Responsáveis

Caracterização fenológica e produtiva de videiras destinadas a vinificação na Região Norte do Paraná

O projeto visa ampliar as possibilidades de negócios na agricultura familiar, destinando parte da produção à elaboração de produtos, como suco de uvas e vinhos a partir de matéria prima com uso mínimo de defensivos químicos. O público alvo do projeto são produtores de uva que trabalham em sistema de agricultura familiar.