Entretons

Portal


atualizado 1 ano atrás


O Projeto de Pesquisa Entretons: tem o objetivo de analisar desdobramentos de gênero nos modos de subjetivação, campo interdisciplinar constituído por posicionamentos teóricos, políticos e epistemológicos heterogêneos. Pretende-se dialogar, mais especificamente, com referências teóricas que criticam noções identitárias de sexualidade e de gênero, que representam homens e mulheres de modo universal, bem como, com referências teóricas que problematizam o sistema de sexo/gênero como produção colonial.

Deste modo, os processos de construção de perspectivas de gênero são compreendidos como plurais, interseccionais e localizados, sendo que esta proposta se fundamentará na interlocução entre os campos dos estudos de gênero das perspectivas queer e decolonial.

Logo, o projeto tem o objetivo de problematizar desdobramentos das noções de gênero nos modos de subjetivação, contribuindo com os processos de formação de estudantes e profissionais do campo da psicologia, a partir de referências teóricas que analisam, de modo crítico e localizado, a importância dos debates articulados nas perspectivas científicas pós-identitárias, bem como, sobre as interferências de um sistema colonial na produção de conhecimento em Psicologia. Se aposta, na potência desses debates na produção de outros modos de pensar, de agir e de sentir pois, assim como analisa o psicólogo Guimarães (2019, p.1), “a Psicologia é nosso ´lugar de fala´, subvertê-la, quebrando as ordens coloniais que ainda a conformam no Brasil e no mundo é nosso dever ético”.

Por fim, destaca-se que o projeto se articula em convergência com o eixo 5 –  Igualdade de Gênero- dos Indicadores Brasileiros para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, mais especificamente na construção de debates e ações que contribuem para combater desigualdades instituídas em um sistema de sexo-gênero.

Coordenadora: Profa. Dra Flávia Fernandes de Carvalhaes e Prof. Dr. Reginaldo Moreira

Contato: fcarvalhaes@uel.br / regismoreira@uel.br

Divulgação: Instagram: coletivo.entretons

Leia também