Laboratório de Energia e Desenvolvimento Sustentável (LEDS)

Portal


atualizado 8 meses atrás


A energia foi incluída, pela primeira vez, nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), definidos pela comunidade global em Paris-2015. A meta para 2030 é garantir o acesso barato, confiável, sustentável e renovável para todos e foi dividida em três pontos chave:  assegurar o acesso universal, confiável, moderno e a preços acessíveis os serviços de energia, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global e dobrar a taxa global de melhoria da eficiência energética.

Pensando nisso, foi criado em 2020, o Laboratório de Energia e Desenvolvimento Sustentável – LEDS, pelo Departamento de Engenharia Elétrica, da Universidade Estadual de Londrina, com o apoio dos Departamentos de Química, Serviço Social, Design e Geografia. Dessa forma, a energia é tratada de forma interdisciplinar e diversos projetos podem ser abordados. 

O primeiro dos projetos coordenados pela equipe, intitulado A UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO À ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL COMO MECANISMO DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, propõe analisar as condições de acesso universal, confiabilidade, modernidade e custo dos serviços, sob o ponto de vista da energia elétrica, no Brasil.

Para isso, foi realizado um levantamento de dados, em campo e nas bases oficiais, considerando a classe residencial de baixa renda. Com estas informações em mãos, é possível aplicar ferramentas matemáticas para otimização e análise de variáveis de impacto, obtendo indicativos que podem subsidiar programas e políticas públicas para promover o acesso, sob o ponto de vista da capacidade de pagamento, aos serviços de energia elétrica no Brasil. 

Coordenadora: Profa. Dra. Juliani Chico Piai Paiva

Contato: jpiai@uel.br 

Site:

Leia também

Energia Limpa e Acessível

Laboratório vivo para estudo da resiliência das ações de conservação e geração de energia no campus da UEL

O aumento do consumo de energia pelos edifícios vem evidenciando a necessidade de implementação de medidas de eficiência energética e fontes renováveis em diferentes tipologias de edificações presentes nas cidades, durante sua fase de uso.


Energia Limpa e Acessível

Metodologia de auditoria em sistema fotovoltaicos no âmbito do Programa Renovar- PR.

A Energia Solar é uma das fontes renováveis de energia mais proeminentes no cenário global, o mesmo acontecendo no Brasil e especificamente no Estado do Paraná, com investimentos da ordem de bilhões de dólares e consequentemente com a geração de emprego e renda. Com a publicação da Resolução 482 da ANEEL, que estabelece a regulamentação de micro geração e mini geração de energia elétrica, se tomou possível utilizar os sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (SFVCR) em todo o país, tal como já acontece principalmente na Europa, China e EUA.


Energia Limpa e Acessível

A relação do povo habitante da terra indígena com o território e a energia elétrica

Tem o objetivo de identificar hábitos de uso de equipamentos eletroeletrônicos e orientar medidas de eficiência energética dos cerca de 2 mil indígenas da reserva. A proposta é realizar um diagnóstico energético no local, onde existem aproximadamente 400 unidades consumidoras, distribuídas em cerca de 80 hectares. A Terra Indígena Apucarana é formada pelas aldeias Sede, Água Branca, Serrinha e Barreiro.


Energia Limpa e Acessível

Valorização dos resíduos da indústria da fécula de mandioca em sistema anaeróbio de duas fases com imobilização celular em material lignocelulósico

O objetivo desta pesquisa é avaliar a produção de hidrogênio e metano em reatores anaeróbios operados em bateladas sequenciais com biomassa imobilizada, a partir de água residuária de fecularia de mandioca. E extrapolar os resultados para um sistema em escala real, com análise do potencial de recuperação de energia e estudo de viabilidade econômica para implantação do sistema em fecularias.