Educação financeira: matemática, economia e cidadania

Portal


atualizado 1 ano atrás


O projeto desenvolve ações de formação e conscientização sobre educação financeira para estudantes da educação básica, crianças, jovens e adultos de escolas estaduais de Londrina, pertencentes às regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Ainda, desenvolve oficinas sobre educação financeira para mulheres de baixa renda que são atendidas pela Secretaria da Mulher de Londrina, uma ação de grande importância para este público, já que muitas perderam suas fontes de renda durante a pandemia.

Nas oficinas são abordados conceitos e ideias de educação financeira com o objetivo de formar consumidores conscientes, refletindo sobre suas ações a curto e longo prazo. São apresentadas e discutidas questões sobre como lidar com  impactos econômicos, sociais e ambientais com maior propriedade, não somente para a vida particular, mas na sociedade em geral. Além disso, são desenvolvidas estratégias de educação financeira dirigidas às especificidades sociais, econômicas, culturais e ao comportamento financeiro do público alvo.

O projeto é executado por docentes e estudantes das áreas de Matemática, Economia, Serviço Social e Educação que realizam palestras, cursos de formação, oficinas e desenvolvem materiais pedagógicos, para serem utilizados nas oficinas e nas disseminações das ações do projeto.

O projeto também contribui com o cumprimento do ODS 1 – Erradicação da Pobreza, devido ao fato de oferecer oficinas que trazem conhecimento para que a população possa lidar com serviços financeiros com propriedade, incluindo microfinanças, com atenção a crianças, jovens e adultos, particularmente os pobres e vulneráveis.

Coordenadora: Profa. Dra. Regina Célia Guapo Pasquini

Contato: rcgpasq@uel.br

Leia também