Detecção e genotipagem do vírus HPV na população da região norte do paraná – fase III

Portal


atualizado 2 anos atrás


O desenvolvimento do câncer do colo de útero depende da infecção pelo Papiloma vírus Humano (HPV), sendo o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres. No Paraná, o câncer de colo de útero é o 5º mais frequente. Até o momento, já foram identificados mais de 200 subtipos de (HPV), os quais são classificados de acordo com seu potencial carcinogênico em alto, baixo e risco indeterminado. A persistência do HPV é necessária para o desenvolvimento de lesões intraepiteliais cervicais de baixo e alto graus, bem como, do câncer de colo de útero.

Esse tumor é o que apresenta maior potencial de prevenção e cura, quando diagnosticado precocemente. O teste citopatológico convencional (Papanicolau) é a principal estratégia de programas de rastreamento do câncer do colo do útero no mundo, contudo este exame apenas sugere a presença viral por meio da observação de lesões nas células do cérvice-uterino. Desta forma, técnicas de diagnóstico molecular como a reação em cadeia da polimerase (PCR) é a metodologia mais sensível na identificação do DNA do HPV, por permitir a detecção de todos os subtipos virais encontrados na amostra.

Este projeto tem como objetivo avaliar a presença do HPV em mulheres atendidas em programas de prevenção ao câncer de colo de útero do setor público de saúde, por meio de metodologia específica e sensível, que garanta um diagnóstico precoce das infecções, visando também à associação de dados demográficos, para análise dos fatores de risco que contribuem para a exposição da população ao vírus, bem como, os determinantes de sua manutenção.  

O público alvo do projeto são mulheres atendidas pelos programas de prevenção ao câncer de colo de útero do setor público de saúde da 17ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, que realizam exames de prevenção ao câncer de colo de útero, rotineiramente nas UBS, assim como, toda a comunidade que frequenta as UBSs por meio das ações educativas que serão promovidas por meio de folders informativos, palestras e oficinas sobre as formas de transmissão, tratamento e prevenção do câncer de colo de útero.

Coordenadora: Profa. Dra. Karen Brajão De Oliveira

Contato:  karen.brajao@uel.br

Divulgação: Instagram

Leia também

Técnica de fotobiomodulação aplicada na ordenha para a produção de leite.

A técnica de fotobiomodulação consiste na aplicação de LEDs e/ou LASERs de baixa potência que visam estimular os processos fisiológicos de forma mais eficiente auxiliando nas injúrias celulares devido ao aumento da vascularidade local. Classificada como uma tecnologia “limpa” pois não deixa resíduos, no animal e no ambiente, consequentemente, sem a necessidade de tempo de […]


Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência

O Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência tem como público-alvo alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio de escolas públicas de Londrina. A finalidade do projeto é divulgar a biotecnologia e demonstrar sua presença e importância no cotidiano dos indivíduos. Além de, apresentar a Universidade Estadual de Londrina como uma fonte de pesquisas em […]


Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]