Cultivando saúde: prevenção contra o câncer de mama: fase II

Portal


atualizado 1 ano atrás


O grupo de ensino, pesquisa e extensão realiza diversos trabalhos que incluem a análise de marcadores promissores de interesse clínico para a patogênese mamária. A detecção precoce do câncer de mama representa uma importante ferramenta na redução da morbimortalidade provocada por esta malignidade. A medicina preventiva tem alto impacto sobre a preservação da saúde da mulher e a redução dos custos associados à saúde pública. Um dado relevante durante a pesquisa, foi que grande parte das mulheres com câncer de mama não tinha conhecimento sobre os exames de rotina a serem realizados para prevenção do câncer.

O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio de alguns sinais e sintomas. Recentemente uma atenção maior vem sendo direcionada à prevenção, visando reduzir a incidência e mortalidade por câncer. A gênese e progressão do câncer de mama parecem estar extremamente relacionadas a hábitos alimentares, tabagismo e etilismo.

A proposta do projeto é reunir mulheres de Londrina e região a fim de promover esclarecimentos sobre a importância dos exames de rotina e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de orientar sobre a importância da alimentação e hábitos pessoais na prevenção do câncer de mama. O projeto tem a participação de docentes do CCS e CCB da UEL, bem como alunos de Pós-Graduação em Patologia Experimental e Graduação em Medicina, Farmácia e Biologia.

Coordenadora: Profa. Dra. Marla Karine Amarante

Contato: marla@uel.br

Leia também