Controle de colibacilose em frangos de corte por meio de metodologias alternativas ao uso de antibióticos: nanotecnologia, produtos naturais e imunomoduladores
Portal
atualizado 1 ano atrás
O projeto visa a promoção do uso racional de antimicrobianos, com enfoque na produção de frango de corte, contemplado no Edital Universal do CNPq (2021). A resistência bacteriana a antimicrobianos (RAM) é um dos maiores desafios para pesquisadores das áreas de saúde humana e animal.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), estima que em 2050 ocorrerão 10 milhões de mortes ao ano por infecções causadas por bactérias multirresistentes, devido ao uso excessivo de antibióticos e à falta de novos antimicrobianos que combatam as superbactérias. Este estudo tem como objetivo o monitoramento de bactérias multirresistentes aos antimicrobianos presentes em pontos da cadeia produtiva de frango de corte e a proposição de alternativas ao uso de antibióticos no combate à colibacilose aviária, como a utilização de nanotecnologia e de produtos naturais, como probióticos e óleos essenciais, para minimizar o uso dos antibióticos convencionais, preservando-os.
O estudo contempla o 12° objetivo de desenvolvimento sustentável, que envolve o consumo e produção responsáveis, uma vez que o Brasil figura na terceira posição de maior produtor de frangos do mundo, sendo o maior exportador, atingindo mais de 40% do mercado internacional. Assim, o projeto visa tanto investigar de onde e em quais etapas o processo de produção apresenta risco de disseminação de bactérias multirresistentes, quanto apresentar alternativas ao uso de antibióticos, para o controle de doenças, minimizando o uso de antibióticos e a seleção de bactérias multirresistentes.
Coordenadora: Profa. Dra. Renata K. T. Kobayashi
Contato: kobayashirkt@uel.br
Divulgação: