Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação de contaminantes emergentes em amostras de interesse ambiental
Portal
atualizado 2 anos atrás
A água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos sistemas aquáticos naturais e desenvolvimento das atividades humanas nos mais diversos setores. No entanto, a disposição e oferta deste recurso devem ser feitas de maneira que não ofereça riscos à saúde humana, bem como, à vida aquática. Para isso, compostos xenobióticos devem ser eliminados após tratamentos adequados, quer seja da água destinada para consumo humano e/ou dos efluentes tratados, que serão posteriormente lançados nos corpos hídricos receptores.
A presença de contaminantes emergentes como fármacos e agrotóxicos em águas naturais e residuárias é um problema de preocupação ambiental já bem estabelecido nas últimas décadas. Nesse sentido, diferentes metodologias analíticas têm sido desenvolvidas e aplicadas ao estudo desses contaminantes nos diferentes compartimentos ambientais, que incluem, águas superficiais, subterrâneas, sedimentos e solos.
Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver e validar métodos para determinação de fármacos em amostras de água superficial, visando para determinação e avaliação da ocorrência desses contaminantes em corpos aquáticos da cidade de Londrina-PR. A partir dos resultados gerados, busca-se contribuir com a avaliação da qualidade das águas de corpos hídricos superficiais do munícipio de Londrina e fornecer subsídios para as discussões sobre políticas públicas para o gerenciamento da qualidade dos recursos hídricos.
Coordenadora: Profa. Dra. Diana Nara Ribeiro de Sousa
Contato: dsousa@uel.br
Divulgação: