Clube da caçamba UEL

Portal


atualizado 1 ano atrás


A promoção do desenvolvimento sustentável implica em práticas e mudanças comportamentais, as quais são foco dos estudos desenvolvidos pelas áreas da Psicologia e da Análise do Comportamento. A divulgação do conhecimento científico para a comunidade pode contribuir para que comportamentos pró ambientais sejam incentivados e estabelecidos.

O projeto de extensão, Clube da Caçamba, produz conteúdo de educação ambiental relacionado aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU, utilizando ferramentas da tecnologia comportamental e de divulgação por mídias sociais, além de promover rede de relações de professores e estudantes da Universidade Estadual de Londrina e usuários da Internet. Os principais ODSs focalizados pelo projeto são: o Objetivo 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis (tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis); e o Objetivo 12- Consumo e Produção Responsáveis (assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).  

O projeto mantém páginas no Instagram e no Facebook, que viabilizam a divulgação da ciência, com uma linguagem apropriada para o público em geral. O objetivo principal das páginas é o ensino de comportamentos pró ambientais, a partir, de exemplos de situações específicas, com foco também nos impactos ambientais de indústrias e produtos. Materiais instrucionais são produzidos e divulgados semanalmente, como: pequenos vídeos, posts e “cartilhas” educativas sobre temas específicos.

O projeto também proporciona aos membros do Clube da Caçamba gerenciar e estabelecer objetivos profissionais e sociais. Como estudantes de Psicologia e futuros psicólogos, os membros do Clube têm oportunidade de atuar de forma prática com uma ferramenta de divulgação profissional e científica, de uma forma sistemática, supervisionada e preocupada com aspectos éticos. Espera-se que mudanças comportamentais em pequenos grupos ou contextos possam gerar uma prática cultural, essencial para que se possa falar em desenvolvimento sustentável.

Coordenadora: Profa. Dra.Veronica Bender Haydu

Contato: veronicahaydu@gmail.comhaydu@uel.br

Divulgação: Instagram e Facebook

https://www.facebook.com/Clubedacacamba.uel

Leia também

Técnica de fotobiomodulação aplicada na ordenha para a produção de leite.

A técnica de fotobiomodulação consiste na aplicação de LEDs e/ou LASERs de baixa potência que visam estimular os processos fisiológicos de forma mais eficiente auxiliando nas injúrias celulares devido ao aumento da vascularidade local. Classificada como uma tecnologia “limpa” pois não deixa resíduos, no animal e no ambiente, consequentemente, sem a necessidade de tempo de […]


Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência

O Projeto ABC: Aprendendo biotecnologia e ciência tem como público-alvo alunos do ensino fundamental 2 e ensino médio de escolas públicas de Londrina. A finalidade do projeto é divulgar a biotecnologia e demonstrar sua presença e importância no cotidiano dos indivíduos. Além de, apresentar a Universidade Estadual de Londrina como uma fonte de pesquisas em […]


Pesquisadores desenvolvem materiais biodegradáveis a partir de resíduos agroindustriais

A utilização de resíduos agrícolas para a produção de materiais biodegradáveis desenhados para a melhoria da qualidade de sistemas agrícolas e florestais é uma abordagem nova e inovadora, pouco explorada na literatura e que agrega valor comercial aos resíduos por sua transformação em bioinsumos. Ao longo dos últimos anos, materiais biodegradáveis com as mais diferentes […]


O Projeto Novos Talentos: atividades com caráter não-formal como ferramentas de aprendizagem de ciências naturais para estudantes da educação básica de Londrina e região

O “Projeto Novos Talentos” promove a aprendizagem integrada em Ciências Naturais para estudantes da Educação Básica de Londrina, utilizando práticas inovadoras de educação não formal. Com acadêmicos e pós-graduandos da UEL como mediadores, o projeto complementa o currículo e desperta o interesse pela ciência. Alinhado as ODS 04 – Educação de Qualidade e ODS 09 […]