Atenção domiciliar: higiene bucal de pacientes acamados dependentes

atualizado 1 ano atrás

A atenção domiciliar insere-se no trabalho da equipe de saúde da família (ESF), para reduzir a demanda por serviços de urgência e emergência intra-hospitalar e os dias de hospitalização. O cirurgião-dentista da ESF tem, também, como competência realizar visitas domiciliares no propósito de oferecer atenção em saúde bucal individual e coletiva às famílias, além de contribuir para a promoção e prevenção em saúde.

A ONG “ACAMADOS MAIS AMADOS”, coordenada por Inês Madalosso, foi fundada em 1998 com o intuito de auxiliar os cuidadores e os acamados do Jardim Tupy no município de Cambé-PR e possui 130 pessoas acamadas registradas. Assim, a proposta desse projeto de extensão é compor 4 grupos de 1 professor e 3 alunos do curso de Odontologia da UEL (total de 12 vagas para alunos) para realizarem visitas domiciliares aos 130 acamados, registrados na ONG. Na visita é realizada a higienização da boca do paciente acamado e será ensinado ao cuidador como utilizar a escova (além de receber uma escova de presente).

Assim, as visitas são realizadas semanalmente por um grupo de cada vez (4 grupos). Periodicamente, cada grupo se reunirá para discutir os casos, fixando o aprendizado. Portanto, este projeto visa introduzir, aos alunos do curso de odontologia, a oportunidade de aprender uma atividade necessária ao dentista que atuará na equipe de saúde da família, contribuindo para sua formação. Além disso, a ação extensionista levará os benefícios dos cuidados de higiene bucal aos acamados registrados na ONG “Acamados mais Amados”, utilizando uma escova inovadora com vantagens investigadas e publicadas pelo nosso grupo de pesquisa.

Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Sergio Couto de Almeida

Contato: almeidar@uel.br