Aquilombando a Universidade: Fluxos de educação e resistência entre Brasil, Angola e Moçambique

Portal


atualizado 1 ano atrás


O projeto tem como objetivo geral “Promover atividades educativas e comunitárias vinculadas a temática dos direitos humanos, antirracismo e expressões de resistências populares”, desenvolvendo estudos e multiplicando-os ao atuar no campo da educação em direitos humanos e antirracista. Executamos as ações em quatro  frentes, sendo elas:

a) Conhecer para Aquilombar: grupo de estudos sobre direitos humanos, combate ao racismo, gênero, decolonialidade,  resistências e outros temas; b) Aquilombar é multiplicar: atividades educativas em Londrina/PR e região, e de forma online, possibilitando a diversidade de participantes do Brasil, Angola e Moçambique; c) Fluxos de educação e resistências entre Brasil, Angola e Moçambique: fortalecimento da cooperação Sul – Sul por meio da oferta de cursos online e gratuitos voltados para ativistas/educadores/estudantes de Angola e Moçambique; d) Tecendo Mediações: busca de parceiros de diferentes áreas que possam colaborar esporadicamente para o fortalecimento da cooperação Sul – Sul. 

Portanto, este projeto dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente: Objetivo 4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos; Objetivo 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas; Objetivo 10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles; Objetivo 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. Objetivos esses que se relacionam de forma direta com a construção de consciência crítica, empoderamento e multiplicação de ações coletivas; Objetivo 17 – Parcerias e Meios de Implementação 17.6 – Melhorar a cooperação Norte-Sul, Sul-Sul e triangular regional e internacional e o acesso à ciência, tecnologia e inovação, e aumentar o compartilhamento de conhecimentos em termos mutuamente acordados, inclusive por meio de uma melhor coordenação entre os mecanismos existentes, particularmente no nível das Nações Unidas, e por meio de um mecanismo de facilitação de tecnologia global

Coordenadora: Profa. Dra. Andrea Pires Rocha

Contato: andrearocha@uel.br

Divulgação: Instagram

Canal no Youtube:  https://www.youtube.com/@aquilombandoauniversidade8825/videos

PodCast Spotify: https://open.spotify.com/show/1VUQzc6tFaGar5j1EiN0gM

Leia também