Análise de água “tratada e in natura” para consumo humano

Portal


atualizado 1 ano atrás


A capacidade instalada no Laboratório Central do Estado (LACEN) atualmente não atende a demanda quantitativa preconizada pela programação pactuada e integrada da epidemiologia e controle de doenças, quanto à disponibilidade de realização de análises de água para os parâmetros bacteriológico (coliformes totais e Escherichia coli) e físico-químico (cloro residual, flúor e turbidez) a serem disponibilizados aos serviços de vigilância regionais e municipais, durante as atividades de vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano.

Neste sentido, este projeto foi idealizado a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (SESA-PR) e a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino (SETI-PR), através dos laboratórios das Universidades Estaduais, para realizar análises de água nos aspectos bacteriológico e físico-químico.

Atualmente, a Universidade Estadual de Londrina realiza anualmente três mil análises de amostras de águas das 21 cidades vinculadas à 17ª regional de saúde, com população total de cerca de 1 milhão de habitantes. Estas análises são realizadas nos seguintes laboratórios: Laboratório de Bacteriologia (CCB), Laboratório de Saneamento (CTU) e Laboratório de Físico-Química Ambiental (CCE). Participam do projeto estudantes de graduação dos diversos cursos das áreas Biológica e Exatas, além de estudantes de pós-graduação stricto sensu e lato sensu.

Assim, nosso objetivo é realizar a análise de água “in natura” e tratada destinada para consumo humano, quanto ao aspecto bacteriológico e físico-químico com vistas à melhoria ambiental e da qualidade da água para consumo humano. Este projeto se encaixa nos seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável: ODS 03 – Saúde e Bem-Estar e ODS 06 – Água Potável e Saneamento.

Coordenador: Prof. Dr. Sergio Paulo Dejato da Rocha

Contato: rochaspd@uel.br

Leia também

Saneamento ambiental no distrito de lerroville

A pesquisa tem como objetivo realizar diagnóstico do saneamento ambiental no Assentamento Eli Vive, composto por 500 famílias, localizado no Distrito de Lerroville.


Solventes supramoleculares para extração de proticonazol em águas industriais e determinação por cromatografia líquida de alta eficiência

Os termos Química limpa, Química verde ou Química sustentável vêm sendo utilizados há alguns anos e, tem como objetivo utilizar um conjunto de princípios que visem mitigar ou eliminar o uso ou geração de substâncias químicas perigosas em processo que envolvem o desenvolvimento de produtos químicos e desenvolvimento de métodos de análise química.


Água Potável e Saneamento

Desenvolvimento e validação de metodologia para determinação de contaminantes emergentes em amostras de interesse ambiental

A água é um recurso natural indispensável para a manutenção dos sistemas aquáticos naturais e desenvolvimento das atividades humanas nos mais diversos setores. No entanto, a disposição e oferta deste recurso devem ser feitas de maneira que não ofereça riscos à saúde humana, bem como à vida aquática.


Água Potável e Saneamento

Sistemática e evolução da família Pseudopimelodidae

Essa linha de pesquisa vem sendo desenvolvida na Universidade Estadual de Londrina com o objetivo de auxiliar na proteção de ambientes aquáticos para garantir a disponibilidade e o manejo sustentável da água, por meio do estudo da diversidade de espécies da família Pseudopimelodidae de todo o Brasil e da América do Sul.