Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Resumo da Ação:

A semana de recepção aos ingressantes do curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) teve início no dia 01/08/2022. Após as atividades conjuntas com os cursos da área da saúde organizadas pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), os integrantes do Centro Acadêmico de Medicina Samuel Pessoa (CASP) realizaram um passeio mostrando o campus para os ingressantes. Já no período da tarde, os membros do CASP apresentaram o centro acadêmico e a importância do movimento estudantil, o curso de medicina, as atividades extracurriculares e demais oportunidades oferecidas pela UEL, além de um bate-papo sobre saúde mental e troca de experiências práticas dos veteranos sobre dificuldades encontradas na adaptação ao ensino superior.

No dia 02/08/2022, os alunos foram apresentados à atlética de medicina (Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregory – AAAFG) e à bateria de medicina. Os dirigentes da entidade apresentaram todos os departamentos que movem a instituição, mostrando que vivem diariamente a experiência de trabalho em equipe, administração e gestão. Além do departamento de esporte, que oferece semanalmente treinos de 11 modalidades esportivas, coletivas e individuais, a atlética também conta com uma vertente social, responsável por realizar ações como visitas em creches, asilos, e arrecadação de produtos e alimentos. Nesse dia foi iniciada uma campanha, juntamente com a IFMSA Brazil UEL, com o objetivo de arrecadar produtos de higiene básicos para serem destinados ao Hospital Universitário. Para incentivar os ingressantes a participarem, a associação ofereceu prêmios para aqueles que mais doassem.

No dia 03/08/2022, foi realizada a aula magna e inaugural do curso com tema “Passado, Presente e Futuro da Medicina” ministrada pelo ilustre professor Dr. João Carlos Thomson. Os ingressantes também participaram de uma capacitação sobre doação de sangue com o diretor do Hemocentro de Londrina, Dr. Fausto Trigo, com o intuito de prepará-los para a ação solidária a ser realizada posteriormente.

Já no dia 04/08/2022, o colegiado de medicina apresentou o curso e a nova matriz curricular. Devidamente capacitados, durante a tarde do dia 05/08/22, os estudantes integraram uma ação no calçadão de Londrina nominada “Trote solidário” onde foram distribuídos em pequenos grupos para incentivar a população de Londrina e região à doação de sangue, bem como para sanar dúvidas sobre o processo.

Durante a noite do dia 05/08/2022, foi realizado o Cerimonial do Jaleco Branco de 2022, um evento tradicionalmente organizado pela IFMSA Brazil UEL para homenagear e acolher os ingressantes de medicina e suas famílias, marcando de forma simbólica seu ingresso na UEL e seu compromisso com a sociedade e com os pacientes ao receberem seu primeiro jaleco branco das mãos de docentes do curso e de seus familiares e amigos. O evento contou com a presença de cerca de 370 pessoas entre estudantes, familiares, organizadores e docentes.

No dia 19/08/2022, a Liga Acadêmica de Cardiologia (LACard) e o grupo Pulmonare realizaram um treinamento de Basic Life Support (BLS ou Suporte Básico de Vida) na Associação Médica de Londrina (AML), que visa orientar os ingressantes sobre os primeiros socorros e os princípios da massagem cardiorrespiratória tão vitais a todos os alunos da área da saúde.

Obs: texto confeccionado pelos estudantes de Graduação e/ou Coordenação do curso.

Mais informações sobre a ação, acesse aqui e aqui.