Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Engenharia Elétrica

Resumo da Ação:

Durante o planejamento da Semana de Recepção aos Ingressantes do curso de graduação em Engenharia Elétrica, entramos em contato com o NUSELON – Núcleo Social Evangélico de Londrina. Trata-se de uma instituição sem fins lucrativos, que desde 1978, atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social no município de Londrina/PR. Para tal atendimento, muitas são as demandas do Núcleo e, neste momento, a maior necessidade era a de produtos de limpeza. Por isso, os estudantes se mobilizaram para arrecadar esses materiais que foram doados em um momento presencial no NUSELON. Infelizmente, por conta da Pandemia, apenas alguns estudantes foram recebidos na entidade. Entretanto, os que participaram foram impactados e puderam compartilhara experiência de responsabilidade social com os demais. Seguem as percepções dos estudantes que participaram da ação, bem como fotos e um vídeo da responsável pelo NUSELON sobre a importância da ação.

“Durante a semana de recepção dos calouros 2022, tivemos também a campanha de arrecadação de material de higiene para a ação social. Cujo objetivo era ajudar a Nuselon, uma instituição sem fins lucrativos, que atende bebês, crianças e adolescentes vulneráveis. Na quinta-feira dia 11 de agosto de 2022, fizemos a entrega das doações. Com a ajuda da Tânia, aproveitamos para conhecer mais sobre esse maravilhoso trabalho que o Nuselon realiza. Ela nos contou como funciona a organização, tanto como as crianças chegam até eles, como elas convivem entre elas e com a sociedade, como também a parte mais prática da rotina deles. Eu tive a oportunidade de sair da minha realidade e ir de encontro com a deles, que apesar de tão pequenos e indefesos são grandes guerreiros. Enfrentam tanto a situação familiar vivida, como o preconceito social por serem “do abrigo”. Pude conhecer também outra forma de amor e caridade, o amor que as pedagogas, e funcionárias têm para com eles, que apesar da menina estar correndo longe, Tânia a reconheceu pelo nome. Mais uma vez o zelo e carinho das funcionárias com as crianças se faz admirável e impactante. Transformando não só a vida daquelas crianças, mas também a minha.” Letícia Lumy Nunomura.
“Foi maravilhoso poder visitar o Nuselon! Moro bem próximo de lá e não sabia que era uma casa lar. Pude ver que é um trabalho muito bonito que é feito ali. Ao entrar no local podemos ver um lugar calmo e organizado. A Tânia nos mostrou tudo e como tudo funciona lá. Tudo tem cronograma e um propósito de ser organizado do jeito que é. Tem um ambiente extremamente acolhedor. Tudo é muito bem pensado para ajudar as crianças e jovens que estão ali, a ter uma boa formação e o básico para seu desenvolvimento pessoal. Por não saber que existia essa instituição tão perto de mim, refleti bastante no quão bonito é ver pessoas e entidades estão empenhadas em dar o devido suporte às nossas crianças e adolescentes. É realmente muito especial, a visita lá melhorou muito minha semana. Dá para ver nos olhos da Tânia que ela ama auxiliar ali e que ama as pessoas que convivem com ela. É inspirador ver um esforço organizado e conjunto para o bem-estar desses jovens. Agradeço ao Nuselon pela oportunidade de conhecer e contribuir com o trabalho deles.” Derick De Souza Trajano.

“Durante a programação de integração fomos informados sobre a arrecadação de produtos de limpeza, tanto pela Juliani quanto pela nossa veterana Letícia, diversas vezes. Nem que fosse um detergente de R$2,30, tanto que durante a visita conversando sobre a ajuda da comunidade a mulher que nos atendeu fala que detergente é algo que tem vez que falta e tem que trazer de casa. Como citado visitamos o Nuselon para fazer a entrega dos produtos, naquele horário as crianças estavam dormindo e os adolescentes estudando, mas fomos bem recebidos tivemos uma ótima conversa sobre o que se tratava o Nuselon que até então não sabíamos, mas é uma casa lar, ela acolhe crianças e adolescentes que o Conselho afasta do convívio familiar, e sobre a estrutura de assistentes, cuidadores e psicólogas. Onde visitamos havia 3 casas, a primeira sendo de meninos e a última de bebê, o Nuselon tem 4 casas ao todo e lá podemos ver o antigo projeto de grafite.” Eduardo Cardoso Arantes Pereira.

Obs: texto confeccionado pelos estudantes de Graduação e/ou Coordenação do curso.