Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Direito

Resumo da Ação:

O Trote Solidário de 2019 do curso de Direito foi idealizado e desenvolvido pelo Centro Acadêmico 7 de março, com o apoio de diversos coletivos e instituições, principalmente a LEX- Empresa Júnior do Direito, através de dois projetos realizados concomitantemente: “Campanha em prol da moradia estudantil” e “Calouro Sangue Bom’’ – campanha de doação de sangue para o Hemocentro Regional de Londrina. Ambas as ações foram unidas através de uma competição estabelecida entre as salas do 1º ano de todos os turnos, por intermédio das “tatufichas” – nome advindo do mascote do direito que é um tatu – com o intuito de tornar o trote solidário dinâmico e de envolver os alunos ingressantes com as campanhas propostas. A campanha em prol a moradia estudantil motivou-se pela demanda dos estudantes moradores em produtos de higiene pessoal e de limpeza. A ideia é de conscientizar os calouros que a permanência digna desses estudantes no espaço acadêmico é um direito deles e que é dever do restante da comunidade acadêmica zelar e garantir isso. A doação de sangue foi idealizada devido ao grande déficit de bolsas no hemocentro e, por isso, buscamos incentivar desde o primeiro ano a preocupação com essa demanda. Ademais, observando crescentes casos de leucemia dentre jovens, buscamos fomentar a inscrição destes alunos no cadastrado nacional de doadores de medula óssea. Cada sala foi separada com uma cor de “tatuficha” diferente: Com a doação de R$5,00 o calouro recebia uma tatuficha, R$7,00 duas tatufichas, R$10,00 três tatufichas e se doasse sangue e apresentasse o comprovante de doação recebia 10 tatufichas. Para a doação de sangue o Centro Acadêmico organizou um grupo e conseguiu com o hemocentro uma van que possibilitou a locomoção dos doadores até o local de doação. As campanhas iniciaram em 24/02 e finalizaram em 22/03 totalizando cerca de 30 bolsas de sangues doadas, 15 cadastros de medula óssea feitos e um valor de R$1.400,00 que serão revertidos na compra dos produtos de higiene pessoal e de limpeza para a Moradia Estudantil. Desse montante, R$570,00 foram arrecadados pela “Recepção Calourosa” com o vale alimento da festa de recepção e R$830,00 com a venda de tatufichas. A contabilização das tatufichas será feita na segunda-feira (25/03) e a sala que tiver arrecadado mais tatufichas será a vencedora da ação do Trote Solidário 2019. Os prêmios que serão sorteados foram doados ao Centro Acadêmico pelos coletivos: Esperança Garcia, Lili Elbe e Mietta Santiago, pelas instituições: LEX – Empresa Júnior de Direito e a bateria Tatukada, doações de professores, da Recepção Calourosa e, por fim, uma entrada para 57ª Semana Jurídica fornecida pelo próprio Centro Acadêmico. O Centro Acadêmico tem o intuito de prosseguir com essas ações ao longo do ano letivo, visto que entende que as demandas da Moradia Estudantil e do Hemocentro são constantes e infindáveis.

(Galeria de Fotos)

Créditos: