Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Medicina

Resumo da Ação (1):

DoAção: salvar vidas é uma atitude que está no seu sangue! O curso de Medicina da UEL, através da IFMSA Brazil UEL (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina – Brazil UEL), participou de campanha multicêntrica de incentivo à doação de sangue para ingressantes, junto das universidades UNICESUMAR, UNIVILLE, UFPR, UNISUL, ULBRA, UFSC, e PUCPR. Tendo em vista que apenas 2% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o número ideal preconizado pela OMS é de 5%, a atividade foi vista como uma forma de incentivar os estudantes de medicina a praticarem atos solidários e humanos, dignos da profissão médica, bem como auxiliar o Estado na sua tarefa árdua de captação e engajamento de doadores à causa altruísta da doação de sangue. Dessa forma, os ingressantes foram capacitados pelo Dr. Fausto Trigo, diretor do Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina, sobre o processo de doação de sangue como um todo, informações a serem passadas à população leiga e a importância da fidelização do doador. O hemocentro hoje tem uma taxa de coleta de cerca de 1200 bolsas de sangue/mês, porém o valor estimado como ótimo para atenção de toda a demanda dos mais de 20 municípios pelo qual é responsável é de 2000 bolsas/mês. Após esse momento, os ingressantes foram convidados ao Calçadão da cidade de Londrina, em horário de pico, para conversar com os transeuntes sobre a doação de sangue e realizar o incentivo à doação. Foram abordadas cerca de 1500 pessoas nas três horas de atividade. Em um segundo momento, os ingressantes retornaram aos seus colégios e cursos pré-vestibulares de origem para falar com os estudantes sobre a importância desse ato voluntário. Como terceiro e quarto passos na ação, os ingressantes estão se organizando em grupos de 10 a 15 pessoas para fazerem doações de sangue em semanas distintas durante os próximos meses, propiciando assim um estoque constante de doação para o hemocentro, e também realizarão a manutenção de uma página virtual que faz incentivo à doação de sangue até a entrada dos ingressantes 2019.

Resumo da Ação (2):

O evento promovido em 07 de abril de 2018, no ginásio do Colégio Marista de Londrina – cedido gentilmente pelo diretor geral Acádio João Heck, foi realizado pelo Colegiado de Medicina da UEL em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia da UEL e o Grupo Pulmonare, com o objetivo de praticar o BLS (Basic Life Suport) com os ingressantes da Turma 71 de Medicina. Além de proporcionar o treinamento da manobra de ressucitação cardiopulmonar em ambiente pré-hospitalar, o evento também contou com a confecção de bonecos-modelo, os quais foram utilizados pelos ingressantes para a realização do exercício. Esses bonecos foram feitos com materiais de baixo custo (garrafa pet, camiseta, isopor, barbante e grampos), de forma a simular a anatomia de um tórax humano durante o procedimento de compressão torácica. Trabalhos científicos comprovam a semelhança do boneco-modelo improvisado com materiais de baixo-custo à eficácia dos modelos disponíveis em mercado, que apesar de mais elaborados, apresentam um elevado custo e inacessibilidade à população geral. Mediante a importância do aprendizado da técnica correta de realização do BLS, não somente por profissionais da saúde, como pelo público geral, o evento visou tanto o treinamento dos ingressantes como a disseminação do conhecimento da ressucitação cardiopulmonar para o público leigo, uma vez que os bonecos confeccionados pelos próprios alunos puderam ser levados para suas casas e apresentados a seus familiares e conhecidos. Desse modo, o evento se mostrou como uma atividade que não se restringe ao meio acadêmico, mas que, como um potencial projeto de extensão, atende a comunidade através da experiência obtida pelos ingressantes. Assim, ao visar suprir as carências de treinamento em BLS na população do nosso país, a prática de uma manobra simples, porém que exige treinamento e qualificação para que seja efetiva em sua proposta salvadora de vidas, permite a conservação dos órgãos vitais do indivíduo em parada cardiorrespiratória até a chegada do serviço especializado. Relatos sobre o evento: “Ao atender o pedido do Colegiado de Medicina da UEL, para ceder o espaço do Ginásio de Esportes do Marista de Londrina, a fim de realizar um treinamento de manobra de ressuscitação cardiopulmonar, não poderia imaginar a riqueza de tal evento. Desenvolvido em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia da UEL e o Grupo Pulmonare, o Colegiado conseguiu, a meu ver, agregar um valor considerável a cada um dos alunos ingressantes. O trabalho realizado através da montagem de bonecos, com material reciclável, que simulavam a anatomia de um tórax humano, deram margem a uma experiência muito rica e empolgante. Foi muito legal ver o envolvimento e comprometimento de todos os calouros na atividade proposta. Parabenizo o Colegiado pelo desenvolvimento do trabalho.” Acádio João Heck – Diretor geral do Colégio Marista de Londrina.

(Galeria de Fotos – Ação 1)

Créditos:
Estudantes do Curso de Medicina

(Galeria de Fotos – Ação 2)

Créditos:
Estudantes do Curso de Medicina