Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Resumo da Ação:

Nossa ação se pautou em buscar uma forma de fazer a primeira integração com os calouros de uma maneira alegre, próxima, e que trouxesse na essência e na prática o bem tanto a eles como ingressantes do curso de Geografia, quanto a outras pessoas (dentro e fora da universidade) que viessem a saber de nossa prática. A ideia do trote solidário surgiu no ano passado quando participei (Jeisy) de uma reunião no Cursinho Comunitário Ubuntu com a intenção de me voluntariar como instrutora, mas, por motivos financeiros não tive condições de seguir e fazer parte da equipe de professores voluntários, visto que não poderia mais contar com a bolsa que ganhava como pibidiana, devido ao “congelamento” do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Motivados pelo grupo de professores e coordenadoria do Cursinho Ubuntu, pensamos no trote solidário como essa maneira diferente de integração dos calouros com seus veteranos a partir da arrecadação dos materiais didáticos para os alunos do cursinho. O Cursinho Comunitário Ubuntu carrega a essência da filosofia africana em seu nome, que significa “Humanidade para com os outros”. Está localizado no Conjunto Avelino Vieira, atende gratuitamente aos alunos da região e conta com professores voluntários, com parceria da comunidade e doações para viabilizar as aulas àqueles que não possuem todas as facilidades e benefícios que são conferidas aos alunos da área central da cidade. Muitos alunos que fazem parte da turma da Geografia 2017 estudaram em cursinhos comunitários, inclusive do CEPV-UEL, por isso, sabemos que nesse momento de estudos para o vestibular o apoio ao estudante é essencial, tanto quanto o acesso ao conteúdo trabalhado em sala de aula. Pensando nisso, o Trote Solidário da Geo 2018 buscou angariar esses materiais didáticos, que foram desde Kits de canetas e lápis à cadernos universitários, apostilas e livros das obras literárias cobradas no vestibular da Uel 2019. Logo no primeiro dia, reunimos vários materiais, ao final da arrecadação tivemos muitos cadernos universitários, uma caixa de livros e apostilas e vários kits de canetas, lápis e borrachas montados. Para que o Trote Solidário fosse realizado em seu perfeito estado, a colaboração dos veteranos Maicon Aguiar (arte e divulgação), Tiago Inácio (estoque dos materiais e mediador na entrega das doações) e Rafaela Estradiote (recepção dos calouros e arrecadação) e de todos os outros foram de extrema importância. Enfim, não poderíamos deixar nossos doadores de fora, então, nossa gratidão a todos os calouros é realidade. Mesmo a mais simples doação foi de grande valor para nós e para os alunos do Ubuntu. E quanto aos calouros eles dizem: “Bom, eu gostei muito da ideia de ajudar alunos do cursinho. Acho que é uma forma de agradecer por tudo que eu recebi de ajuda até hoje e ajudar a quem precisa não tem preço. Me senti muito bem ajudando esses alunos e mesmo sem ver eles, sinto que ajudei bastante. Eu fui muito bem acolhido pelos meus veteranos e agradeço muito a UEL por ter uma oportunidade de ajudar. Espero por mais ideias assim onde eu vou ajudar mais uma vez. – Luan Domingues Casemiro: “Bom, sou calouro de geografia e me chamo Mikael Silas Gabriel. O trote solidário foi uma ideia genial ! Um trote totalmente diferente dos outros. Toda a ideia de arrecadação de materiais foi ótima, para incentivar outras a estudar. Em nenhum momento me senti coagido por qualquer coisa referente ao trote, e sim motivado e feliz, pois estaria doando meus materiais de estudos por um bom motivo.” Mikael Silas Gabriel Esperamos ter influenciado positivamente nossos calouros e que a corrente do bem nunca pare de girar. Veteranos 2017.

(Galeria de Fotos)

Créditos: