Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Resumo da Ação:

O projeto Trote Solidário 2018 foi realizado pela LEX – Empresa Júnior de direito da UEL, em representação direta dos membros da diretoria de Responsa bilidade Social – Lisandra Rodrigues, Mariana Campidelli, Luiza Ribeiro e Bruna Vituri. Há três anos a empresa júnior desenvolve os projetos de trote solidário, mas efetivamente neste ano de 2018 a instituição escolhida como foco da nossa ação foi a Casa de Apoio de Hospital Universitário de Londrina. Começamos a idealizar e organizar o projeto no período de férias da universidade, neste, nosso foco foi identificar uma instituição que gerasse empatia e maior vontade de ajudar por parte dos ingressantes do curso; logo, surgiu a ideia do HU, uma vez que é órgão da nossa universidade e símbolo na cidade de Londrina, sendo nosso dever e responsabilidade ajudá-lo sempre que possível. Entramos em contato com a parte de assistência social do hospital, que nos encaminhou para a Lúcia, coordenadora da Casa de Apoio; Lúcia nos contou a história da instituição: a mesma existe há cerca de 35 anos, mantendo uma casa de apoio que oferece estadia e refeições àqueles que vem de fora da cidade para realizar algum tipo de tratamento no HU e não tem condições de pagar por hotéis e alimentação. Além disso, os voluntários também montam cestas básicas para distribuir às famílias carentes que chegam até o hospital – atendendo em média sessenta pessoas por mês. Nesse sentido, focamos na arrecadação de alimentos não perecíveis, com o objetivo de ajudá-los tanto na manutenção das refeições diárias oferecidas, quanto para a montagem das cestas básicas. Iniciamos o projeto no dia 21 de março deste ano, logo após a entrada dos ingressantes, e começamos a divulgação, através dos grupos no facebook, cartazes nos corredores do CESA e também passando de sala em sala para explicar nossos objetivos com o Trote Solidário. Outras instituições do curso como o Centro Acadêmico, Atlética e Bateria nos ajudaram com a divulgação via mídias sociais da ação. Eis que surge nosso maior empecilho: faltando apenas 1 semana para o fim das arrecadações – que estavam, principalmente, sendo feitas na sala do centro acadêmico, que é o local mais movimentado do curso – foram perdidas em grande quantidade. Os macaquinhos entraram pela janela da sala e rasgaram quase que a totalidade dos alimentos que estavam ali, prejudicando quase que toda a arrecadação. Foi um baque, mas mesmo após o incidente resolvemos agir em grande escala: abrimos o trote solidário para todos os estudantes do curso – desde os ingressantes até o quinto ano – contamos sobre o ocorrido e pedimos para que todos colaborassem com as doações. Foi animadora e satisfatória a colaboração da galera, todos se mobilizaram e conseguimos fechar nossas arrecadações no dia 19/04 com 200 quilos de alimento não perecível arrecado para a Casa de Apoio, demonstrando um curso mais unido e solidário.

(Galeria de Fotos)

Créditos: