Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Ciências Biológicas

Resumo da Ação:

A semana de recepção do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) se iniciou na terça-feira, dia 20/03/2018, com um dia de atraso devido à suspensão do calendário acadêmico. Porém, as atividades previstas não sofreram grandes impactos, sendo todas realizadas nos quatro dias seguintes desta mesma semana. Durante o primeiro dia, os alunos conheceram seus veteranos, fizeram várias dinâmicas, participaram de brincadeiras, foram apresentados ao curso pelos representantes do colegiado de Ciências Biológicas e também a alguns projetos de extensão, através da docente Virgínia Maistro. Nessa atividade também foram abordadas a importância e as oportunidades da habilitação em licenciatura na carreira do Biólogo. Também nesse dia os alunos conheceram o centro acadêmico (C.A BIO) e fizeram a organização do local. Durante o dia 21/03/18 à tarde, os alunos, acompanhados de seus veteranos das séries seguintes, realizaram uma ação solidária no Jardim Botânico de Londrina. A ação contou com a colaboração de gestores do jardim e do docente do curso de biologia Professor Torezan. Os alunos tiveram como tarefa o plantio de 7 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, como a Peroba Rosa, símbolo de Londrina e da Uel. Além do plantio, um pouco da história e importância das espécies usadas na atividade foram apresentadas aos alunos, mostrando a biodiversidade da região. Pela manhã haviam sido realizadas brincadeiras de integração com os ingressantes. Na quinta-feira (22/03/2018) foram realizadas, com a ajuda dos veteranos, as confirmações de matrícula e criação do passe de ônibus estudantil. Além disso, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer e ouvir um pouco da experiência do docente Gustavo Teixeira, também graduado na UEL, criando assim um espaço para tirar dúvidas e conhecer melhor não só o curso, mas a profissão de biólogo como um todo. Na sexta (23/03/2018), os alunos ouviram os representantes do movimento estudantil através do C.A e do DCE e puderam entender melhor um pouco sobre a situação da universidade e a representação estudantil. A semana foi encerrada com uma integração entre veteranos e calouros para comemorar a chegada dos ingressantes ao curso.

(Galeria de Fotos)

Créditos: