Prêmio Boas Práticas na Recepção aos Estudantes Ingressantes

Cursos Inscritos Premiados

Engenharia Elétrica

Resumo da Ação:

Com auxílio do Senge e busca dos veteranos conseguimos ventiladores de parede, chuveiros e tomadas. Esses materiais arrecadados serviram para a reforma elétrica do abrigo NUSELON (Núcleo Social Evangélico de Londrina), o local possuía tomadas, ventiladores e chuveiros estragados e queimados, foi realizada a troca, sendo esta feita totalmente pelos alunos do 2° e 1° ano de engenharia elétrica orientados por um engenheiro e um professor. Além da ajuda ao abrigo, foi possível relacionar o curso à atividade solidária.

Depoimentos:

“O trote solidário da Engenharia Elétrica, para mim, foi uma experiencia incrível. Entrei na universidade esperando trotes violentos e sem valores morais, mas fui surpreendida com a ideia de solidariedade dos meus veteranos. Fomos a um abrigo de crianças e adolescentes ajudar na reforma elétrica do local. Instalamos ventiladores e chuveiros, arrumamos determinadas tomadas e interruptores, e interagimos com algumas crianças que estavam por lá (porém, no horário, a maioria estava na escola). Além dessa ajuda significativa ao abrigo, também aprendemos coisas práticas relacionadas ao curso, o que foi ainda mais legal. Para os próximos anos, espero continuar com esse tipo de iniciativa, levando experiências parecidas para os futuros estudantes.” Ana Beatriz – 1° Ano.

“O trote solidário me mostrou o impacto social da engenharia logo no meu primeiro contato com a área. Naquele dia, eu adquiri a consciência de que realmente poderia usar tudo o que eu aprendesse dali em diante para ajudar outras pessoas. Vou levar isso comigo pelo resto da minha carreira.” Eudes Rafael – 1° Ano.

“A experiência que o trote solidário nos trouxe foi muito enriquecedora, o ato de trabalhar por alguém que realmente precisa do serviço sem visar o lucro é muito gratificante. Além de conhecer um pouco mais sobre esse trabalho tão bonito que o nuselon faz em Londrina eu pude aprender com a equipe organizadora do evento, tanto sobre como trabalhar com eletricidade quanto sobre a cidadania.” David Wallace – 1° Ano.

“Ajudar as pessoas é sempre uma experiência muito gratificante e enriquecedora, algo que nos torna pessoas melhores e faz-nos ver a vida de outro modo. No trote solidário em especial, pudemos ver que a estrutura não estava adequada para abrigar tantas crianças, necessitando de melhorias até mesmo para não oferecer riscos às pessoas. Equipamentos velhos e/ou quebrados foram substituídos por novos, oferecendo mais conforto e segurança ao Nuselon. Além do lado social, o trote também foi muito importante para o aspecto profissional, os calouros puderam aprender sobre conceitos básicos sobre o curso e aumentar o interesse pelo mesmo. Além disso, trabalharam em equipe com os veteranos promovendo uma maior integração e amizade”. João Liuti – 1° Ano.

“A princípio a ideia era de realizar um projeto solidário a fim de contribuir para alguma instituição a qual estava necessitando de ajuda. A instituição escolhida, foi o NUSELON (Núcleo Social Evangélico de Londrina), a qual trabalhamos na parte elétrica das casas do abrigo. Particularmente, foi uma experiência única, pelo fato de que com auxílio de um engenheiro e pelo professor do departamento, nós (do 2º ano), trabalhamos em conjunto com os ingressantes no curso, realizando atividades como a troca de chuveiros, ventiladores e interruptores, as quais eu particularmente nunca havia realizado, então por este fato, realmente penso que isso contribuiu tanto para a instituição, como para o conhecimento prático dos alunos. É importante citar também o auxílio financeiro que obtivemos através do SENGE-PR, para que pudéssemos obter os materiais necessários para a realização das atividades solidárias.” Wilson Junior – 2° Ano.

“Foi uma experiência incrível, adquiri grande conhecimento em trabalho em equipe e a importância da engenharia social, onde o que é uma coisa corriqueira pra nós, pode mudar a vida de muitas pessoas. Espero que depois de formada, possa sempre ajudar as pessoas assim”. Taylla Milena – 2° Ano.

“Pela questão de que, não só podemos aprender mais na prática a atuação de nossa área, mas o contato com nossos calouros foi demais. E a principal questão de sabermos que o que fizemos a aquelas pessoas será de auxílio a um longo prazo. Poder ver que deixamos algo que ajudou eles é muito gratificante. Não há nada que pague isso, não tem preço sério. Acho que fizemos o que um engenheiro tem de fazer, solucionar problemas e contribuir com a sociedade”. Elton Massahiro – 2° Ano.

“Com o auxílio do Senge e muito empenho da comissão organizadora conseguimos os equipamentos para a reforma no Nuselon. O contato com algumas crianças e pessoas que trabalham no local, além da satisfação de todos os participantes por estarem fazendo uma atividade dentro de sua área de atuação e ver essa contribuindo para a melhora na vida de diversas crianças e adolescentes é uma experiência enriquecedora”. Gustavo Freitas – 2° Ano.

(Galeria de Fotos)

Créditos: